Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Santos Dumont: O debate em torno da sexualidade do célebre inventor brasileiro

A questão é levantada por diversos biógrafos e atravessou o século

Alana Sousa Publicado em 23/10/2019, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Santos Dumont, em 1906 - Getty Images
Santos Dumont, em 1906 - Getty Images

Santos Dumont é lembrado por ter inventado o avião — 14 bis —, mesmo com contestações, não se pode apagar sua contribuição para o desenvolvimento de um aparelho mais pesado que o ar que seria capaz de levantar voo. O brasileiro foi pioneiro na aviação e hoje é considerado herói nacional. Por ser uma figura discreta, diversas questões são levantadas sobre a vida pessoal de Dumont, inclusive sobre sua visibilidade.

Ao longo dos anos diferentes biógrafos tentam resolver a questão. Gondin da Fonseca, afirmou em 1956, em seu livro Santos Dumont, que o pai da aviação era assexual: “O que eu principalmente tinha a dizer sobre Santos Dumont e não disse era o seguinte: ele permaneceu virgem por toda a vida . Como o infante D. Henrique . Como o padre Antonio Vieira . Como Da Vinci , Carlyle, Ruskin e Amiel. Ele exibia muitos amantes porque estava na moda na época para exibi-los. Ele procurou comprometê-los ou comprometê-los. Mas ele não fez nada: realmente não estava indo. Isso eu garanto". Fonseca disse ter extraído a afirmação de amigos íntimos de Dumont.

Crédito: Getty Images

Para o biógrafo Paul Hoffman, Dumont seria homossexual. Ele escreveu em seu livro Asas da Loucura, de 2003, que Santos tinha uma “timidez feminina sem charme feminino”, como repercutido pelo Acontece Em Petrópolis.

"Não há nenhuma prova de que ele tenha se envolvido com alguma mulher ao longo da vida, apesar de muitas se atirarem em cima dele. Era basicamente uma figura assexuada. Tinha um lado bastante afeminado nas joias que usava, na decoração de seu apartamento em Paris ou nas roupas que vestia. Os europeus achavam curioso como um homem tão delicado em terra era tão forte e corajoso no ar", explicou o escritor em entrevista à Época.

O assunto causou polêmica quando o inventor brasileiro entrou para a lista "100 homossexuais vips do Brasil". Ao falar com a Gente, Sofia Doesworth, sobrinha-neta de Dumont, se demonstrou infeliz com o nome do tio na lista. "É uma leviandade. Meu tio-avô sempre gostou das belas donzelas da sociedade. Quero deixar bem claro que ele não tinha essa tendência e que citar o nome dele nessa lista é, no mínimo, deselegante", disse ela.

Em sua autobiografia, Tudo em Cor de Rosa, Yolanda Penteado escreve que Dumont estava apaixonado por ela, em meados de 1900. “O Sr. Alberto, de fato, me levou a corte, me trouxe chocolates, flores, me levou para passear. As pessoas que o conheciam melhor disseram que quando ele me via, ele era elétrico”, conta a autora.

Portanto, é incerta a sexualidade do notório inventor, sem uma declaração oficial, autores buscam em entrelinhas resolver a questão. Dumont nunca se casou ou assumiu qualquer relacionamento amoroso.