Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Saturno: o jacaré que teria recebido visitas de Adolf Hitler e sobreviveu a um bombardeio

Levado para o Jardim Zoológico de Berlim, o animal deu origem a um mito envolvendo o ditador

Giovanna de Matteo Publicado em 05/08/2020, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um jacaré americano no zoológico de Moscou - Wikimedia Commons
Imagem ilustrativa de um jacaré americano no zoológico de Moscou - Wikimedia Commons

Saturno, que nasceu em 1936 era um jacaré americano que residiu grande arte de sua vida no zoológico de Moscou. Famoso, foi alvo de um mito urbano de que era o "jacaré de estimação" de Adolf Hitler

Foi depois de ser levado para o Jardim zoológico de Berlim, que surgiram boatos de que esse animal recebia visitas especiais de Hitler, que já havia visitado o local. Embora Hitler tenha se deparado com Saturno no zoológico, ele nunca foi o seu animal de estimação pessoal. Ele, como a maioria dos jacarés, tinha escamas verdes, boca larga e olhos amarelos.  Pesava 200kg e tinha quase 4 metros de comprimento.

Fama e status 

Saturno foi chocado na natureza, no estado do Mississippi nos Estados Unidos, em 1936. Logo foi capturado e enviado para Berlim. Os rumores de que ele seria o "pet" de Hitler pode ter se originado com o autor Boris Akunin, um escritor russo que levantou a hipótese.

Apesar de o jacaré ter estado em exibição pública no zoológico, algumas fontes relatam o animal como parte de uma coleção pessoal de animais de Hitler. O então veterinário do zoológico de Moscou, Dmitry Vasilyev, chegou a afirmar que, apesar de Saturno não ser o pet do ditador, o tirano provavelmente já viu o bicho.

Durante a Segunda Guerra Mundial, grande parte do zoológico de Berlim foi destruída em 23 de novembro de 1943. Dentre 16.000 animais do zoológico, apenas 96 sobreviveram. Relatos contam que quando o prédio do aquário foi afetado por uma bomba, entre 20 e 30 jacarés e crocodilos faleceram. Na época a imprensa documentou que as ruas próximas ao aquário estavam cheias de cadáveres de crocodilos e jacarés, mas que alguns, incluindo o famoso Saturno, haviam sobrevivido e estavam soltos pela cidade. 

Ao fim da segunda guerra, o zoológico de Berlim ficou sob a jurisdição da Inglaterra, que apenas três anos depois do ataque, em 1946, conseguiu encontrar Saturno. A partir daí, os soldados britânicos levaram o animal para Leipzig, parte da Zona Soviética, onde deixaram Saturno sob o controle da antiga URSS. Como consequência, o Exército Vermelho levou Saturno para Moscou em julho de 1946, levando-o a morar no zoológico de Moscou.

Entrada do Zoológico de Moscou / Wikipedia

Quando o jacaré chegou á Moscou para exibição pública, ele rapidamente se tornou uma atração popular, por conta de todos os mitos que rondavam sua personalidade. Por causa de sua estadia inicial o apelidaram de "Hitler", mas mais tarde ele recebeu o nome de Saturno.