Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Coreia do Norte

Segredo de Estado: os misteriosos possíveis filhos de Kim Jong-Un

Assim como o próprio país, a vida do Líder Supremo norte-coreano também parece estar trancada a sete chaves

Isabela Barreiros Publicado em 02/06/2020, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jong-Un, líder norte-coreano - Getty Images
Kim Jong-Un, líder norte-coreano - Getty Images

A Coreia do Norte é um dos países mais isolados do mundo. Dados e estatísticas oficiais da região geralmente não são divulgados internacionalmente, o que deixa um certo mistério sobre o que acontece lá dentro. Mas, além disso, até mesmo as informações sobre o líder supremo do país, Kim Jong-Un, são escassas.

Assim como maior parte da Coreia do Norte, a vida particular do político é praticamente um segredo de estado. O que se sabe com certeza é que o líder é casado com Ri Sol Ju. Porém, pouco se sabe sobre a mulher e, muito menos, sobre os filhos que o casal teve junto ao longo dos anos de casado, que se acredita ter começado em 2009.

A maioria das informações sobre o assunto vêm do Serviço Nacional de Inteligência da Coréia do Sul, pessoas que tiveram proximidade com o norte-coreano e, como conclusão, especulações sobre sua intimidade. Não é tão estranho imaginar essa situação vinda de um dos países mais misteriosos do mundo.

Herdeiros

 Ri Sol-ju ao lado do marido em uma reunião / Crédito: Wikimedia Commons

É provável que o casal Kim Jong-Um e Ri Sol Ju tenha três filhos. Os detalhes, no entanto, são poucos e frutos de muitas especulações. Acredita-se que as crianças tenham dez, sete e três anos de idade. Nascido em 2010, o primeiro herdeiro é provavelmente do sexo masculino. Já em 2013, Ri deu luz, desta vez, a uma menina.

As datas levam em conta principalmente o fato de que a esposa do Líder Supremo não esteve tão presente em eventos públicos durante os períodos. Em 2012, a imprensa internacional — principalmente sul-coreana — percebeu que a mulher desapareceu misteriosamente da vida pública. Posteriormente, essa incógnita foi creditada como consequência de uma gravidez.

A mesma coisa aconteceu no final de 2016. Muitos passaram a acreditar que talvez eles tivessem se separado, ou pior, que Ri tivesse sido vítima de uma situação drástica causada por Kim. No entanto, é sugerido que ela estivesse grávida durante o período. A terceira criança é a mais misteriosa do casal. Não se sabe nem ao menos o sexo do possível herdeiro.

É importante lembrar que estas são suposições sobre a vida pessoal do líder norte-coreano. Como o sistema político do país dá-se, principalmente, por uma forma de transferência de poder de pai para filho, é importante saber o que sucederia se algo acontecesse com Kim.

A partir disso, afirma-se ainda que a irmã do líder supremo, Kim Yo‑jong apenas possui uma posição importante em seu governo, como chefe do departamento de propaganda do Partido dos Trabalhadores da Coréia, devido ao fato de seus filhos serem ainda muito jovens. O futuro do poder da Coreia do Norte pós Kim Jong-Un permanece nublado e difícil de prever. É possível que a irmã assuma, ou que, caso tenha idade suficiente, esse local seja ocupado pelo filho mais velho, nascido em 2010.

Relatos

Kim Jong-un, Líder Supremo da Coreia do Norte / Crédito: Getty Images

Uma das pessoas que afirmou ter visto um dos filhos de Kim Jong-Un foi o ex-jogador de basquete americano Dennis Rodman. Por mais peculiar que pareça, o estadunidense já fez algumas visitas polêmicas para o país comunista e, em 2013, disse à imprensa, ao voltar, que teve contato com um dos herdeiros do comunista.

"Eu segurei o bebê Ju Ae e conversei com Ri também. [Kim] é um bom pai e tem uma família linda", disse Rodman ao jornal britânico The Guardian. Ele foi o único a nomear a criança e as informações dadas pelo ex-jogador não foram corroboradas de forma independente.

Além dele, outro estadunidense também narrou um episódio no qual Kim afirmava ter filhos. Ele teria dito ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, o líder norte-coreano: "sou pai e marido. E tenho filhos. E eu não quero que meus filhos carreguem a arma nuclear nas costas a vida toda”.

O comentário raro sobre sua vida íntima teria acontecido em um encontro dos dois em 2018. As informações foram dadas pelo oficial aposentado da CIA Andrew Kim, que levou a público sua conversa com Pompeo sobre o líder supremo do país asiático.


+Saiba mais sobre a Coreia do Norte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pyongyang. Uma Viagem a Coreia do Norte, de Guy Delisle (2017) - https://amzn.to/35DOaDg

Coreia do Norte: a última Dinastia Kim, de José Manuel Duarte de Jesus (2018) - https://amzn.to/3fEAkoO

A acusação: Histórias proibidas vindas da Coreia do Norte, de Bandi (2018) - https://amzn.to/35IBiLS

Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple (2017) - https://amzn.to/2WAm3AB

Desafio ao poder: uma história de amor e espionagem na fechada Coreia do Norte, de Adam Johson (2017) - https://amzn.to/2LcnP5U

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W