Matérias » Personagem

Sem eletricidade ou tecnologia: Emma Orbach, a Hobbit da vida real

Cansada do estresse e da poluição da cidade grande, Orbach decidiu se mudar para o meio da floresta, seguindo um estilo de vida simples

Fabio Previdelli Publicado em 25/07/2020, às 09h00

Emma Orbach, a Hobbit da vida real
Emma Orbach, a Hobbit da vida real - Divulgação / YouTube / Barcroft TV

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais nos tornamos — mesmo que inconscientemente, — dependentes dela, confiando em nossos celulares e equipamentos eletrônicos para a realização de tarefas simples e cotidianas. Nossa comodidade chegou a um ponto tão elevado que parece ser impossível, para não dizer loucura, viver sem um smartphone na palma da mão.

Mas ao mesmo tempo em que potencializa nossas tarefas, a tecnologia também pode acarretar diversas complicações em nossas vidas, como problemas de saúde relacionados ao sedentarismo e nos deixando mais propensos a desenvolver transtornos comportamentais.

Porém, em contraponto de toda essa relação de dependência, Emma Orbach decidiu seguir o caminho completamente oposto e há 20 anos decidiu viver uma vida simples e sem muitas estrepolias no meio da floresta, em uma região montanhosa do País de Gales. Afinal, todo o estresse da vida moderna e poluição da cidade grande a deixavam “maluca”.

Emma Orbach lavando uma peça de roupa / Crédito: Divulgação / YouTube / Barcroft TV

 

Emma, que é pós-graduada na Universidade de Oxford, vive em uma cabana redonda que ela mesmo construiu. Segundo o Daily Mail, em matéria de 2013, a mulher abriu mão de qualquer equipamento eletrônico e da própria energia elétrica. 

Sua alimentação é feita exclusivamente de mantimentos que cultiva de sua horta particular — onde planta frutas e colhe vegetais —, e também dos alimentos que suas sete galinhas e três cabras lhe fornecem. Já para se hidratar e tomar banho, Orbach aproveita sua vizinhança privilegiada, tendo um riacho próximo a sua casa.

À noite, para se divertir e passar o tempo passa algumas horas tocando harpa celta ou flauta. Outro hábito que adotou foi o de dormir cedo. Depois de preparar o jantar, ela deita-se no colchão de lã e adormece por volta das 19 horas.

Apesar da aparente monotonia, Emma já afirmou ser feliz por estar cercada pela natureza, sem as distrações da vida cotidiana ou quaisquer outras preocupações banais com o mundo. “É assim que eu quero viver. Esse estilo de vida me faz sentir muito feliz e em paz e esse é o meu lar ideal”, afirma.

Emma ordenhando uma de suas cabras / Crédito: Divulgação / YouTube / Barcroft TV

 

Sua pequena casa redonda é tão aconchegante e simples, que muitos a comparam com a de um Hobbit, uma das criaturas criadas por J.R.R. Tolkien em suas consagradas obras (O Senhor dos Anéis e O Hobbit). De fato, essa característica mais espiritual das obras do escritor sul-africano parece encaixar com seu estilo de vida. Emma até chegou a nomear seu lar de Tir Ysbrydol, que é uma frase galesa que significa "terra dos espíritos".

Além de não usar qualquer equipamento tecnológico, Orbach também não permite que ninguém os use quando vão visitá-la, nem mesmo seus filhos, que são proibidos de levar celulares e laptops com eles.

A caban construída por Emma / Crédito: Divulgação / YouTube / Barcroft TV

 

Apesar das peculiaridades, muitos se enganam ao pensar que ela não tem contato algum com a sociedade. Ocasionalmente, ela vai até a cidade mais próxima para comprar arroz e até mesmo chocolate, quando está com vontade de se mimar um pouco.


+ Saiba mais sobre as obras de J.R.R. Tolkien, citado no texto, por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Trilogia O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien (2019) - https://amzn.to/2D79OoZ

O Senhor dos Anéis: Volume único, de J. R. R. Tolkien (2001) - https://amzn.to/3g0wcz3

O Hobbit + pôster, de J.R.R. Tolkien (2019) - https://amzn.to/30OmlG6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W