Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Semana de Arte Moderna de 1922 se desdobrou em revistas literárias

Nos anos 1920, o debate se centrou em dois pontos: a modernidade e a brasilidade

Raphaela de Campos Mello Publicado em 13/02/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do catálogo da Exposição da Semana de 22 - Divulgação/Prefeitura de SP
Capa do catálogo da Exposição da Semana de 22 - Divulgação/Prefeitura de SP

As ideias apresentadas na Semana de Arte Moderna de 1922 puderam se propagar e se adensar no cenário cultural brasileiro graças a importantes revistas literárias criadas naquele mesmo ano e nos seguintes, até 1928.

“Foram anos decisivos e de ampla repercussão na história cultural brasileira, que corresponderam a um período agitado também na política, com a desintegração da República Velha e a preparação da Revolução de 1930”, escreve o professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP), Ivan Marques, no livro "Modernismo em Revista: Estética e Ideologia nos Periódicos dos Anos 1920" (ed. Casa da Palavra).

Klaxon (São Paulo, 1922-23), Estética (Rio de Janeiro, 1924-25), A Revista (Belo Horizonte, 1925-26), Revista de Antropofagia (1928-1929), entre outras, tiveram vida breve, mas existiram por tempo suficiente para cunharem um lugar na história do país.

O debate por elas fomentado, que atravessou a década de 1920, se centrou em dois pontos cruciais: a modernidade e a brasilidade.

“Destinadas a um público bem mais restrito, essas publicações não precisavam abusar de apelos visuais, por conta da falta de recursos e das enormes dificuldades de produção", explica Marques. 

O pesquisador acrescenta: "Essas razões todas, somadas ao caráter provocador e efêmero que define as iniciativas de vanguarda, explicam a sua parca popularidade e curtíssima duração.”

A primeira a ser lançada foi a Klaxon, em 15 de maio de 1922, três meses depois da Semana de Arte Moderna.

“Ela despontou como uma consequência direta do festival promovido com alarde no Theatro Municipal de São Paulo, a cujo espírito renovador e polêmico dava imediata continuidade”, contextualiza o docente.

Edição da revista Klaxon / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Naquele momento, era preciso amadurecer os frutos ainda verdes do evento que se propôs a dar corpo ao incipiente ideário modernista brasileiro. Entre os colaboradores do periódico, estava o escritor Mário de Andrade, o mais frequente e combativo deles, por sinal.

A escolha do título revela o impacto e o fascínio provocados pelos avanços tecnológicos do começo do século 20.

Klaxon era a denominação da buzina localizada na parte externa dos veículos, símbolo de estridência e estardalhaço, tal qual o espírito da publicação. Mas também uma alusão ao famoso Manifesto Futurista de 1909, escrito pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti.

O futurismo foi a vanguarda que mais influenciou o modernismo brasileiro em seus primórdios e, dentre as maravilhas exaltadas por seu documento inaugural, estava a “beleza da velocidade”.

Com originalidade, a revista ainda produzia encartes e ilustrações soltas, criados por artistas como Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, John Graz e Tarsila do Amaral.


+ Saiba mais sobre o modernismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Poesias reunidas, de Oswald de Andrade (2016) - https://amzn.to/2VpJHkg

Tarsila popular, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2HZVQ7S

Box Obras de Mário de Andrade, de Mário de Andrade (2017) - https://amzn.to/32ruyAE

De Anita ao museu: o Modernismo, da primeira exposição de Anita Malfatti à primeira Bienal, de Paulo Mendes de Almeida (2015) - https://amzn.to/38XHd0B

Melhores Poemas Menotti del Picchia, de Menotti del Picchia (2004) - https://amzn.to/393Wg8W

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W