Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Van Gogh

Sien Hoornik: a conturbada saga da mulher que namorou Van Gogh

Em janeiro de 1882, Van Gogh teria conhecido Sien, uma prostituta que se tornaria o amor de sua vida; mas o preconceito da relação superou o amor

Giovanna de Matteo Publicado em 20/08/2020, às 13h28 - Atualizado em 28/12/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Sien feito por Van Gogh - Wikimedia Commons
Retrato de Sien feito por Van Gogh - Wikimedia Commons

Era janeiro de 1882, quando Van Gogh avistou uma bela mulher grávida vivendo pelas ruas do bairro onde morava. Chamada Clasina Maria Hoornik, ela havia sido abandonada pelo pai da criança, se tornado uma sem-teto que encontrou na prostituição sua única forma de sustento. 

Num ato de bondade suprema, Van Gogh decidiu acolher a mulher, levando ela e sua filha, ainda jovem, para sua residência em Haia. O pintou cuidou dela entre os anos de 1882 e 1883. Ela deu à luz a seu filho durante esse tempo e o batizou com o nome Willem, em homenagem ao nome do meio do artista, embora ele não fosse o pai da criança.

+ De Noite Estrelada a girassóis: Veja curiosidades sobre obras icônicas de Van Gogh

Em troca da moradia e comida, Sien posou para Van Gogh, virando então sua musa inspiradora. Durante o tempo juntos na Holanda, ele desenhou e pintou uma série de obras no qual levou o nome de "Sien". O desenho "Sorrow", que faz parte dessa coleção, ficou amplamente reconhecido como uma obra-prima litografica, que reproduz Sien num momento de tristeza. 

Martin Bailey, especialista em Van Gogh e autor do livro Vivendo com Vincent van Gogh: As casa e paisagens que modelaram o artista, desenvolve a história da única namorada do artista em sua obra.

Desenho de Van Gogh "Sorrow" / Crédito: Wikimedia Commons

O amor de Vincent

Sien nasceu em 1850, e era a mais velha de dez filhos de Pieter Hoornik e sua esposa. Pieter morreu em 1875 e para sustentar a família, ela e sua mãe trabalhavam como costureiras, no entanto, a família muitas vezes dependia de assistência pública.

Sien teve graves problemas de saúde devido aos efeitos pós-operatórios de cirurgias e pelos partos. Quando conheceu Van Gogh, ela já estava doente. Para cuidar dela e mantê-la fora das ruas, Vincent considerou se casar.

Ele logo se apaixonou e imaginava como seria sua vida junto a ela, que iria continuar ajudando em sua carreira artística, posando como sua musa. Embora o desejo de casamento tenha surgido nos dois, isso nunca chegou a acontecer. O relacionamento deles não foi aceito nem pelos familiares do pintor.

A vida conturbada

Hoornik levou uma vida difícil. Ela perdeu dois filhos na infância, e cada um dos quatro homens que a engravidaram acabaram a abandonando. Em uma carta escrita por Van Gogh destinada a seu irmão Theo, um dos membros da família que mais repudiava o relacionamento dos dois, ele confessa seus sentimentos:

Eu não quero que ela se sinta abandonada e sozinha por mais uma vez… Eu sinto um amor terno por ela e abraço seus filhos".

O artista que reconhecia o estado frágil de Hoornik, acrescentou que temia que, se não se casassem: "as dificuldades a fariam seguir o mesmo caminho que termina no abismo".

Os dois se separaram cerca de 18 meses depois, em parte porque Sien não compartilhava a mesma adoração de Van Gogh por arte e literatura — mas principalmente devido à oposição de Theo e familiares ao relacionamento, que não aceitavam o casamento do artista. Mesmo depois do término do relacionamento, dois filhos de Sien foram enviados para familiares de Van Gogh, que tomaram a guarda deles.

Desenho de Van Gogh "Sien with cigar" / Crédito: Wikimedia Commons

 Em declaração ao companheiro, Hoornik disse a Van Gogh que estava prevendo que "estava fadada a acabar pulando na água"; o que acabou ocorrendo em 1904 quando Hoornik se afogou propositalmente, tendo o mesmo fim que o pintor 21 anos antes, que também morreu através de um suicídio.