Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ciência

Só as baratas proliferaram: Como a missão Biosfera 2 tentou recriar o meio-ambiente

Financiado por milhões de dólares, o projeto simulou a vida que conhecemos, mas acabou encontrando problemas irreversíveis

Redação Publicado em 15/08/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do exterior do projeto Biosfera 2 - DrStarbuck/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia do exterior do projeto Biosfera 2 - DrStarbuck/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Deveria ser um imenso laboratório para estudar, entre muitos temas, como futuras missões espaciais levariam vida a outros planetas. As dimensões e a intenção do projeto eram provas da grandiosidade da tarefa.

Em uma área fechada de 1,27 hectare, a Biosfera 2 (a biosfera 1, segundo os criadores, era a Terra) reproduziu florestas, desertos e até um mar com corais. Os custos chegaram a US$ 200 milhões. A chamada Missão 1 entrou no complexo em 1991, quatro anos depois do início da construção, e passou dois anos no local.

Os quatro homens e quatro mulheres da equipe deveriam sobreviver no local sem ajuda externa. Com eles, foi importado um verdadeiro Jardim do Éden, com 3.800 espécies de animais e vegetais. Tamanha exuberância trouxe problemas novos.

Interior do projeto Biosfera 2 / Crédito: Colin Marquardt/ Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Uma quantidade não contabilizada de microrganismos começou a consumir o oxigênio do projeto, e os responsáveis pelas pesquisas enfrentaram índices dramáticos de CO2, capazes de matar os integrantes da missão. O ar foi trocado de forma clandestina — o marketing do projeto foi tamanho que a revista Discovery tratou a experiência como o evento mais importante da humanidade depois da conquista da Lua.

Quando a primeira missão terminou, os sobreviventes estavam magros e pálidos. As plantações foram atacadas por pragas. As árvores eram incapazes de fazer fotossíntese. Das 25 espécias animais, apenas oito resistiram — os únicos bichos que se deram bem foram, claro, as baratas.

A segunda missão durou três meses, em 1994, até que problemas financeiros abortaram o projeto. Hoje, a Biosfera 2 faz parte de um grande complexo imobiliário perto de Tucson, no Arizona, e aceita visitas guiadas. A Universidade do Arizona desenvolve pesquisas no local desde 2007.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche  (2012 - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W