Matérias » Coreia do Norte

Sob liderança de Kim jong-un, a Coreia do Norte encara a fome

Entenda o que está acontecendo em uma das nações mais fechadas do mundo

Redação Publicado em 14/11/2021, às 09h00

Quadros de Kim il-sung e Kim Jong-il
Quadros de Kim il-sung e Kim Jong-il - Getty Images

A vida na Coreia no Norte não tem sido nada fácil. Não são raros os relatos de desertores que afirmam terem visto pessoas morrerem de fome, assim como os que declaram que o número de crianças órfãs na rua cresceu enormemente durante a pandemia de covid-19.

E, com a aproximação do inverno na região, os norte-coreanos estão temendo cada vez mais o aumento da pobreza no país e buscando uma forma de driblar a escassez de alimentos, o que parece um problema inevitável.

Fronteiras fechadas

Se conseguir informações sobre a Coreia do Norte já era complicado antes da pandemia, depois dela, a dificuldade se tornou ainda maior.

A fronteira com a vizinha Coreia do Sul se encontra fechada desde janeiro do ano passado com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus. 

O líder da Coreia do Norte / Crédito: Getty Images

 

A pandemia agravou, e muito, o problema, tanto que o atual líder, Kim jong-un, chegou a comparar a situação com a pior época do território na década de 1990, a chamada "Marcha Árdua", quando centenas de milhares de pessoas morreram de fome.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), hoje, a Coreia do Norte necessita de dois a três meses de suprimento de alimentos.

A importância da colheita

Tendo em vista o problema, ainda mais se levarmos em conta que as safras do ano passado foram destruídas por tufões, a colheita deste ano se mostra crucial aos norte-coreanos.

Assim, a fim de garantir melhores resultados, inúmeras pessoas, incluindo membros do Exército, foram enviadas aos campos para ajudar na produção de arroz e milho.

"Um plano foi traçado para minimizar as perdas no processo de colheita", declarou Lee Sang Yong, editor-chefe do Daily NK. "O governo enfatizou que punições severas serão impostas se descobrirem indícios de roubo ou fraude. Foi criada uma atmosfera de medo", afirmou.

A Coreia do Norte é um dos paises mais fechados do mundo / Crédito: Getty Images 

 

Já o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul apontou um outro problema grave enfrentado no território: a falta remédios e suprimentos essenciais, que acabou por acelerar a disseminação de doenças infecciosas como, por exemplo, a febre tifoide. 

Causas do problema

Segundo a BBC, há dois fatores que, combinados, explicam a atual escassez de alimentos na Coreiado Norte. O primeiro são os métodos de cultivo locais, que carecem de modernização.

O segundo motivo é o fato de o país ser um dos 11 mais vulneráveis aos efeitos do aquecimento global. Conforme afirmam as agências de inteligência dos EUA, a área que os norte-coreanos possuem para o plantio pode ser a mais atingida.

"Tempestades mais intensas já parecem estar afetando a Coreia do Norte, há exemplos realmente proeminentes disso nas temporadas de tufão de 2020 e 2021. E em termos de aumento do nível do mar, as áreas costeiras estarão cada vez mais em risco", declarou Catherine Dill, do Conselho de Riscos Estratégicos.


+Saiba mais sobre a Coreia do Norte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pyongyang. Uma Viagem a Coreia do Norte, de Guy Delisle (2017) - https://amzn.to/35DOaDg

Coreia do Norte: a última Dinastia Kim, de José Manuel Duarte de Jesus (2018) - https://amzn.to/3fEAkoO

A acusação: Histórias proibidas vindas da Coreia do Norte, de Bandi (2018) - https://amzn.to/35IBiLS

Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple (2017) - https://amzn.to/2WAm3AB

Desafio ao poder: uma história de amor e espionagem na fechada Coreia do Norte, de Adam Johson (2017) - https://amzn.to/2LcnP5U

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W