Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Solway Spaceman: Foto não mostra um astronauta

Após 50 anos, esta fotografia ainda intriga ufologistas, mas já foi desvendada através de fatos

Victória Gearini Publicado em 01/07/2020, às 07h00 - Atualizado em 02/02/2022, às 22h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das imagens tiradas por Jim Templeton no mesmo dia - Divulgação / Jim Templeton
Uma das imagens tiradas por Jim Templeton no mesmo dia - Divulgação / Jim Templeton

O Solway Spaceman (Astronauta de Solway, em tradução livre) é um personagem que foi visto em uma fotografia tirada em 1964, pelo bombeiro, fotógrafo e historiador local Jim Templeton, em Burgh Marsh, na Inglaterra. A curiosa imagem foi amplamente divulgada pelos jornais da época e gerou inúmeras especulações. 

A insólita fotografia

A foto foi tirada em Burgh Marsh, com vista para o Solway Firth, na Inglaterra, em 23 de maio de 1964. Na ocasião, Jim Templeton levou sua filha de cinco anos para uma viagem. Enquanto tirava algumas fotos para registrar aquele momento em família, o homem pensou que não havia mais ninguém naquele local, além dele, da sua esposa e filha.

[Colocar ALT]
Suposto astronauto visto ao fundo da imagem / Crédito: Divulgação / Jim Templeton

Em entrevista ao Daily Mail, em 2002, Templeton afirmou que ficou perplexo quando revelou as imagens. "Tirei três fotos da minha filha Elizabeth em uma pose semelhante — e fiquei chocado quando a foto do meio voltou da Kodak exibindo o que parece ser um astronauta ao fundo", disse Templeton ao Daily Mail. 

A fotografia em questão, mostra ao fundo um astronauta vestindo um traje espacial. Por anos Templeton afirmou que não havia ninguém quando ele fotografou sua filha. Na época, especialistas da Kodak analisaram as imagens e confirmaram que a imagem era genuína, sendo amplamente divulgada pela mídia

Imagem de domínio público

Poucas horas depois de ter revelado as imagens, Templeton foi até a polícia de Carlisle, que depois de analisar o caso concluiu que não havia nenhum suspeito. Posteriormente, o material foi entregue ao jornal local Cumberland News, viralizando no resto do país. 

Nas décadas seguintes, a imagem se tornou de Domínio Público. Templeton passou a receber, ainda, milhares de cartas de todo o mundo, em que as pessoas contavam experiências semelhantes ou apresentavam teorias, a fim de, explicar este fenômeno. 

Em uma entrevista à BBC Look North e ao The Daily Mail, Templeton reforçou a história. Além disso, disse que na época, o lançamento de um míssil Blue Streak na Woomera Test Range no sul da Austrália havia sido abortado, pois dois homens foram avistados no campo de tiro. Mais tarde os técnicos alegaram que os números da fotografia eram os mesmos que viram pouco antes. 

No entanto, após muitos ufólogos montarem campanhas para as autoridades investigarem a fotografia, o Ministério da Defesa britânico lançou um comunicado afirmando que a foto de Templeton não era de interesse do governo.

Possíveis explicações 

De acordo com o escritor David Clarke o astronauta na verdade é o reflexo de Annie Templeton, esposa do fotógrafo, que estava presente na ocasião. Para o especialista, provavelmente ela apareceu na imagem, e como essa câmera só possibilitava ver 70% do ângulo focado, Templeton poderia não tê-la percebido. 

Na ocasião Annie usava um vestido azul claro, que ao ser exposto à câmera, a coloração teria mudado para branca. Além disso, o fato de ter cabelos escuros e curtos, teria passado despercebido sob as lentes. No entanto, mesmo após 50 anos, a imagem do Astronauta de Solway ainda cria inúmeras teorias nunca confirmadas.


+Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) (2018) - https://amzn.to/35JxvOC

 UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) (2019) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W