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Matérias / Cultura

Storytelling: A arte de contar histórias

Técnica que gera memórias e experiências é valiosa para as empresas

David Nalon Publicado em 30/01/2022, às 08h00

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Imagem meramente ilustrativa - Tumisu, via Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Tumisu, via Pixabay

O Storytelling é uma técnica de comunicação que vem sendo utilizada como ferramenta estratégica para a construção e promoção de marcas e produtos. Simplificando, estamos falando da arte de contar histórias.

Um conto bem contado pode trazer memórias, experiências vividas e principalmente, empatia com o produto/ou serviço que sua empresa oferece.

Não tenha vergonha de contar sua história

Ninguém nasceu sabendo como contar uma boa história. Por isso, tente, erre, refaça até você mesmo estar emocionalmente envolvido com o conteúdo que quer apresentar. Lembre-se que a melhor história, é aquela que seu ouvinte sabe que é verdadeira e autêntica. Com todos os erros, falhas, fracassos e superações. É exatamente aí que seu público irá se conectar com você. Seja sempre HUMANO.

Supere suas limitações

Você não precisa de um super-equipamento ou muito dinheiro para contar uma boa história. Saiba usar as ferramentas gratuitas que temos hoje, como YouTube, Instagram, Tik-Tok e etc. Use a câmera de seu celular, aproveite o momento do Home Office e interaja com o público que precisa atingir. O principal elemento de sua história e seu conteúdo. Defina sua estrutura: início, apresentação dos personagens, conflito, superação, resultados.

Crie emoção

Grande parte das decisões que tomamos, é emocional. Por isso, torne sua apresentação algo cativante e emotiva. Aqui, não é a hora de usarmos gráficos com 8973 elementos. Use metáforas visuais, ícones, cores. O público vai adorar fazer parte de sua história ,mas você precisa saber como captar sua atenção!

Você é o herói

Uma das técnicas mais efetivas do storytelling é a ambientação. Por exemplo, você já deve ter visto um personagem como o Tigre Tony, da empresa Kellog’s. Ele incorpora todos os valores agregados dos produtos que a empresa oferece, tais como força, agilidade e audácia.

Em união com o slogan: “Desperte o Tigre em você!”, é o casamento perfeito de como um produto pode virar um personagem. Crie um personagem que simbolize seu negócio! Apresente conflitos para a audiência e mostre que sua empresa pode ser o herói da história!


Sobre David Nalon 

Sou David Nalon, tenho 39 anos e resido em São Paulo. Minha jornada dentro da Comunicação e Marketing se iniciou ainda em 1998, quando ingressei no segundo grau técnico em Publicidade pela FECAP. Atualmente, tenho MBA em Marketing e diversos cursos na área, incluindo Análise de Marketing pela Universidade da Virgínia-USA. Sempre trabalhei com Estratégias Visuais e Direção de Arte para todos os tipos de materiais, impressos e digitais. Nos últimos 9 anos, meu foco de trabalho são apresentações e storytelling