Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Hollywood

Os transtornados bastidores de Tallulah Bankhead

Com uma vida pessoal turbulenta, a estrela de Hollywood Tallulah Bankhead se autointitulava como ambisexual

Victória Gearini Publicado em 20/05/2022, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tallulah Bankhead, atriz de Hollywood - Wikimedia Commons
Tallulah Bankhead, atriz de Hollywood - Wikimedia Commons

Tallulah Bankhead foi uma atriz norte-americana que ficou conhecida pela sua personalidade eletrizante e pela voz rouca. Aclamada pela crítica, a estrela de Hollywood consagrou-se por interpretar os primeiros papéis femininos do século 20 nos gêneros de comédia e drama. Com uma personalidade forte e atraente, sua carreira se estendeu dos Estados Unidos para a Europa. No entanto, por outro lado, sua vida pessoal foi tempestuosa e turbulenta, regrada de escândalos e drogas. 

Nascida no dia 31 de janeiro de 1902, em Huntsville, no Alabama, Tallulah era provinda de uma poderosa família de políticos. Ainda criança, sua mãe veio a falecer, o que levou o seu pai à depressão e ao alcoolismo. Tallulah e sua irmã, portanto, foram criadas pela avó paterna, mas a menina sempre buscou pela aprovação do pai. Além disso, sofria com o bullying e comparações inapropriadas que outras pessoas faziam entre ela e sua irmã. 

Desde pequena Tallulah gostava de atuar, o que a motivou a percorrer o bairro em que morava recitando alguns poemas. Além disso, tinha uma voz rouca que se deu após uma grave bronquite crônica, e a característica tornou-se bem marcante.

Os transtornados bastidores de Tallulah Bankhead
Tallulah Bankhead em The Little Foxes (1939) / Crédito: Wikimedia Commons

Aos 10 anos, Tallulah e sua irmã foram matriculadas em escolas diferentes, devido a carreira política de seu pai. Anos mais tarde, com 15 anos, a garota havia se tornado uma bela jovem, com o sonho de investir na carreira artística, ao contrário de sua irmã, que casou-se aos 16 anos. 

Carreira meteórica e fama internacional 

Sua carreira de atriz começou aos 15 anos, quando Tallulah enviou uma foto sua para o Picture Play. A jovem foi a ganhadora do concurso e se mudou para Nova York, mais especificamente para o Hotel Algonquin.

Na época, o local era conhecido pela grande movimentação artística e literária, o que logo a motivou a ingressar neste novo universo. Tallulah conheceu Estelle Winwood, Eva Le Gallienne e Blyth Daly, que foram apelidadas de as Quatro Cavaleiros do Algonquin. Inapropriado para menores de idade, o interior do hotel escondia abusos de drogas e pornografia, o que levou Tallulah a ser apresentada a cocaína e a maconha muito cedo. 

Após estrelar três filmes mudos nos Estados Unidos, Tallulah mudou-se para Londres, em 1923, onde se tornou a estrela do Teatro Wyndham, sendo contemplada com o Prêmio Pulitzer. Em 1931, retornou para os Estados Unidos e alugou uma casa na Rua Stanley, onde passou a dar inúmeras festas, que segundo ela, não tinham limites.  

Paixões avassaladoras e polêmicas em Hollywood 

Conhecida pelo temperamento forte e pelo bom humor, Tallulah possuía vários amantes. Em uma entrevista realizada em 1932 à revista Motion Picture, declarou que não pensava em se casar. “Eu sou séria sobre o amor. Estou bem séria sobre isso agora. Não tive um caso por seis meses. Seis meses! Se há alguma coisa comigo agora, não é o estado de espírito de Hollywood, o assunto comigo é, quero um homem”, disse a atriz. 

Os transtornados bastidores de Tallulah Bankhead
Tallulah Bankhead, em 1940 / Crédito: Wikimedia Commons

Conhecida na mídia pelas suas declarações polêmicas, Tallulah voltou a estampar as capas dos jornais em 1933, após contrair uma doença venérea, que alegava ter sido transmitida por George Raft. Já em 1937, a estrela acabou se casando com o ator John Emery. O relacionamento durou pouco tempo, e em maio de 1941 chegou ao fim. Ao longo de sua vida não teve filhos, no entanto, aos 30 anos, teve quatro abortos. 

Adepta ao amor livre, Tallulah se definia como ambisexual, termo que a atriz utilizou para expressar sua atração por algumas personalidades femininas da época, entre elas Greta Garbo, Marlene Dietrich, Katherine Cornell, Eva Le Gallienne, Hope Williams, Beatrice Lillie, Alla Nazimova, Mercedes de Acosta e Billie Holiday. Anos mais tarde, a atriz Patsy Kelly revelou, ainda, ter tido relações sexuais com Tallulah.

Últimos anos de vida 

Em seus últimos anos de vida, Tallulah sofreu graves acidentes após ingerir drogas alucinógenas e utilizar remédios para dormir. Com depressão, a atriz enfrentou inúmeros episódios psicóticos após a privação de sono. Vez ou outra a estrela aparecia, ainda, nos sets de filmagem sob efeito de álcool.

No final da década de 50, com a saúde fragilizada, Tallulah mudou-se para Manhattan, onde veio a falecer no dia 12 de dezembro de 1968, no Hospital St. Luke's-Roosevelt. Aos 66 anos, a estrela havia contraído uma dupla pneumonia, e sofria, ainda, de um enfisema gerada pelo tabagismo. Segundo os médicos, sua condição foi agravada após uma forte gripe. 

Atualmente, Tallulah Bankhead é considerada uma das maiores atrizes do século 20, tendo contribuído para a evolução da indústria cinematográfica. Tal fato lhe rendeu, ainda, uma estrela na Calçada da Fama, no número 6141 no Hollywood Blvd.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W