Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Sucessor de Chico Xavier: Conheça o médium Divaldo Franco

O espírita baiano também tem uma grande coleção de obras psicografadas, e ganhou um filme contando sobre sua vida em 2019

Ingredi Brunato Publicado em 24/11/2020, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Divaldo Franco - Divulgação
Fotografia de Divaldo Franco - Divulgação

Hoje aos 93 anos de idade, Divaldo Pereira Franco é um dos espíritas mais expoentes da atualidade. Nascido na Bahia, veio ao mundo em uma família simples, o último de treze irmãos. Segundo o próprio afirma em suas inúmeras palestras, já era capaz de ver e ouvir espíritos desde muito pequeno, com tanta clareza que ele os confundia com os vivos. 

Com o tempo, o baiano se aproximou da religião espírita e foi identificado pelos seus membros como um médium. Logo começou a desenvolver a psicografia (que significaria a transcrição de mensagens passadas por espíritos) seguindo os passos de outros ícones da área que vieram antes dele, como o próprio Chico Xavier

Encontrando seu propósito 

Durante sua juventude, Divaldo teria sofrido a perda de um de seus irmãos, algo que o teria impactado tão profundamente que o baiano perdeu o movimento das pernas. Tentando encontrar uma explicação para o que tinha lhe acontecido — e também, uma cura — o jovem foi levado pela família em diversas consultas médicas, todavia sem sucesso. 

Teria sido então que uma seguidora da religião espírita e médium ouviu sobre sua história e foi na sua casa fazer um “passe” (que, segundo a crença, serviria para transmitir energias positivas de uma pessoa para outra), o que, para a surpresa de todos, teria feito o jovem voltar a andar. Depois disso, ele acabou se convertendo para o espiritismo e começado a estudar a respeito da doutrina. 

Divaldo possui também um diploma para lecionar como Professor do Primário, todavia não exerceu muito a profissão, tendo se mudado do pequeno município onde nasceu para Salvador, onde conseguiu emprego em uma repartição pública do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) — que foi onde trabalhou até sua aposentadoria, em 1980, aos 53 anos de idade.  

Legado 

Fotografia de Divaldo Franco / Crédito: Wikimedia Commons

Atualmente, Divaldo possui mais de 250 livros psicografados, e, como Chico Xavier, o missionário também não manteve os lucros para si, doando-os a organizações filantrópicas. Inclusive, fundou sua própria instituição de caridade, chamada “Mansão do Caminho”, que tem a proposta de oferecer um “lar substituto” para crianças órfãs, tentando ao máximo recriar um “ambiente familiar”. 

Para tanto, cerca de 600 delas foram inclusive registradas em cartório como filhas do espírita. A despeito das inúmeras adoções, ele não casou nem teve nenhum filhos do próprio sangue, dedicando-se exclusivamente à propagação de mensagens espíritas e ações de caridade. 

De acordo com o site de sua fundação, Divaldo é ainda “considerado hoje como o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o mundo, tendo realizado mais de 11.000 conferências, em mais de 2.000 cidades em todo o Brasil e dezenas de países”. 

Em setembro de 2019, foi lançado o filme “Divaldo - O mensageiro da paz”, que contou a trajetória do espírita, fazendo grande sucesso entre os adeptos da religião. O elenco ainda teve a presença de atores brasileiros de renome como Bruno Garcia (interpretando o baiano durante sua vida adulta) e Regiane Alves (interpretando a chamada ‘guia espiritual’ ou ‘mentora’ do médium, Joanna de Ângelis). 

Bruno Garcia como Divaldo no filme "Divaldo - O mensageiro da paz" / Crédito: Divulgação/ Youtube

Polêmicas 

Nos últimos anos, Divaldo Pereira tem despertado polêmicas no Brasil ao manifestar suas opiniões pessoais em relação a assuntos de cunho político, demonstrando sua inclinação para a direita e para o conservadorismo, o que também divide os próprios espíritas, que podem concordar com a mensagem religiosa do palestrante, mas não necessariamente com sua vertente ideológica de preferência.


+Saiba mais sobre outros espíritas famosos através das obras abaixo:

O Livro dos Sonhos Cabalísticos: Uma ferramenta importante para o autoconhecimento, de Halu Gamashi (2017) -  https://amzn.to/3k0ISqS

Caminhos de um Aprendiz: Revelações sobre o Mundo Espiritual, de Halu Gamashi (2017) - https://amzn.to/3oTj43D

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais, de Gerald Brittle (2016) - https://amzn.to/2Ymjp2b

Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas, de Robert Curran (2019) - https://amzn.to/39zcAOG

1977 - Enfield: Real e sobrenatural, de Guy Lyon Playfair (2017) - https://amzn.to/3cPXTYS

Sementeira de Luz, Francisco Cândido Xavier, 2019 - https://amzn.to/320LOLk

Fonte viva, de Francisco Cândido Xavier, 2007 - https://amzn.to/2JBLOuN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du