Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Swamp Booger: o que está por trás de uma das maiores lendas da internet

A criatura tem origem na Carolina do Sul, EUA — mas não é exatamente como propagada

Redação Publicado em 02/10/2021, às 08h00 - Atualizado em 15/05/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de suposto Swamp Booger - Know Your Meme
Fotografia de suposto Swamp Booger - Know Your Meme

Junto dos principais memes da internet em 2013, uma figura bizarra marcou a cultura digital sem dar explicações; com um rosto difícil de identificar, pelo cobrindo a face e a disposição de boca, olhos e nariz semelhantes a de um ser humano, se tornava pública a figura do Swanp Booger.

De acordo com investigação do portal norte-americano Know Your Meme, o primeiro registro do tal figura insólita ocorreu na internet em 2006, em um fórum que pedia artes de "rednecks", termo em inglês cujo sentido literal é "pescoços vermelhos", designado para escarnecer cidadãos interioranos.

Porém, voltou à tona com um vídeo publicado em fevereiro de 2012 no YouTube, quando um home segurava a cabeça de um Swamp Booger e tentava, sem sucesso, acordar um rapaz com um susto.

A partir da ocasião, o bicho curioso passou a ser comentado em tópicos obscuros, até chegar em redes sociais e ter o rosto conhecido mundialmente.

De onde vem?

Nos anos seguintes, estampou memes pelo rosto chamativo e com expressão de desespero. Parte das publicações indagava uma possível mutação defeituosa ou um animal já extinto, criando até uma lenda sobre sua origem. Alguns textos atribuíam sua criação na região rural da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Por lá, a criatura morava no pântano e tratava-se de um animal mítico, porém muito tímido e medroso, nutrindo hábitos noturnos e, por isso, difíceis de serem vistos ou filmados. Contudo, a verdade sobre o personagem que estampava os memes estava bem longe da história atribuída. 

A origem de sua criação realmente partia da Carolina do Norte e a foto que registrava a cabeça do Swamp Booger também era verdadeira, mas trata-se de uma brincadeira de longa data criada pelos taxidermistas locais, responsáveis por empalhar animais, como revelou a Vice.

Swamp Boogers expostos em bancada / Crédito: Know Your Meme

Piadinha besta

A criação dos Swamp Boogers é feita com diversas partes de animais mortos junto de olhos de vidro, que são empalhados em uma disposição intencionalmente curiosa como uma brincadeira interna dos profissionais da taxidermia regional.

De acordo com o taxidermista Pat Morrin à Vice, que confeccionou alguns Swamp Boogers, a criação utiliza pele dos glúteos dos cervos, além de focinhos e boca feita com pele que sobrava de outras confecções, e servem de piadas com turistas.

Quando expostos, costumam ser alvos de perguntas dos clientes, sendo respondidos pelos comerciantes com uma lenda sobre um "macaco raro do pântano". Surpresos, os clientes perguntam sobre a veracidade da história, sendo brevemente respondidos: "Não, é só a bunda de um cervo".