Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mundo

Telosa: A curiosa cidade do futuro planejada por um bilionário

O bilionário Marc Lore se desligou do cargo importante para se dedicar ao projeto futurista no deserto dos Estados Unidos

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/09/2021, às 07h00 - Atualizado às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustra projeto da megacidade de Marc Lore - Divulgação / Telosa
Imagem ilustra projeto da megacidade de Marc Lore - Divulgação / Telosa

Diferente da onda de investimentos em viagens espaciais como as estimuladas pelos atuais dois homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos e Elon Musk, outro bilionário está chamando atenção com um audacioso plano de requalificação de uma área de pouca expressão nacional no território dos Estados Unidos; Marc Lore, ex-executivo do e-commerce do Walmart, pretende viabilizar a construção de uma “cidade do futuro”.

O plano, de acordo com o portal Yahoo Finanças, é aproveitar um espaço no deserto norte-americano, assim como feito na quimérica Las Vegas — mas dessa vez, com energia sustentável e edificações modernas, juntamente com as tecnologias disponíveis exclusivamente no local. 

Quem pensa que a ideia é um protótipo que está apenas no papel se engana; a futura cidade foi batizada de 'Telosa' e Marc chegou a se demitir para ter total dedicação na criação do município organicamente moderno, no qual atualmente está captando recursos para investimentos e autorização para construir na área.

Imagem ilustra projeto da megacidade de Marc Lore / Crédito: Divulgação / Telosa

Viabilidade de Telosa

O projeto tem metas audaciosas, mas está com os pés no chão em relação ao tempo de execução, sendo pensada para abrigar aproximadamente 5 milhões de habitantes nas próximas décadas.

Porém, pelos padrões de convivência imaginados por Marc, algumas mudanças da sociedade externa com a comunidade futurista terão de ser implantadas com projetos de altos custos.

Zero carbono

Por isso, Telosa não teria a circulação de carros, nem as mesmas leis de trânsito aplicadas no restante dos EUA, mas possibilitando um modelo de locomoção com emissão zero de carbono, além de passagens especiais para carros autônomos em vias onde o trânsito pode ser de alta velocidade. Se as vias foram pensadas cuidadosamente, os locais de destino requerem um cuidado redobrado.

Com o objetivo de padronizar os edifícios da cidade, um moderno escritório de arquitetura dinamarquês já foi selecionado por Lore para projetar os principais pontos da primeira fase de implementação da cidade, como hotéis, spas, estádios e locais de cultura e lazer. Tudo isso, nos próximos 30 anos, teria um custo de até US$ 500 bilhões (aproximadamente R$ 2,6 trilhões na cotação atual).

Imagem ilustra projeto da megacidade de Marc Lore / Crédito: Divulgação / Telosa

Intenção do bilionário

Os altos custos e viabilidade do processo fazem os mais curiosos se perguntarem o motivo de Marc Lore dedicar sua rotina ao projeto, sendo respondidos em uma entrevista do empresário à revista norte-americana Fortune, concedida no início de setembro de 2021; nela, Marc afirma que o projeto é baseado no "equitismo", termo recente de origem da língua inglesa.

De acordo com o Urban Dictionary, o equitismo seria “um sistema socioeconômico extremamente necessário no qual o ambiente da força de trabalho distribui os ganhos dentro da razão entre os salários dos funcionários e a remuneração da administração pública”, visando a igualdade dos cidadãos locais.

Lore explorou o termo, explicando sua intenção com Telosa ao veículo: “Estou tentando criar um novo modelo para a sociedade, onde a riqueza é criada de maneira justa. [...] Não é um fardo para os ricos; não está aumentando os impostos. É simplesmente devolver aos cidadãos e às pessoas a riqueza que ajudaram a criar”, concluiu.


+Saiba mais sobre civilizações em grandes obras disponíveis na Amazon:

As Primeiras Civilizações: da Idade da Pedra aos Povos Semitas, de Pierre Lévêque (2009) - https://amzn.to/3cdUHah

As primeiras civilizações, de Jaime Pinsky (2001) - https://amzn.to/2WB5fJP

Uma Antiga Civilização Africana, de Selma Pantoja (2011) - https://amzn.to/3fsP7Tj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W