Matérias » Bizarro

Tema de novo filme: a tragédia de 'Pablo EskoBear', o urso que consumiu 40 quilos de cocaína

O animal interceptou o recebimento da mercadoria em 1985 e será alvo de filme dirigido por Elizabeth Banks

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/03/2021, às 14h46

Retrato fotográfico do urso empalhado
Retrato fotográfico do urso empalhado - Divulgação / Kentucky for Kentucky

A atriz e diretora Elizabeth Banks, responsável pela produção dos filmes "A Escolha Pefeita 2" e "As Panteras", surpreendeu a crítica especializada na última quinta-feira, 11, após o portal Hollywood Reporter divulgar que a loira seria a responsável pela adaptação de "Cocaine Bear" ("Urso Cocaina", em tradução livre).

O anúncio bizarro do título causou confusão entre internautas e críticos especializados, que acreditaram tratar-se de mais um dos devaneios de Hollywood em histórias bizarras — como na série de filmes "Ataque dos Tomates Assassinos", sucesso trash da década de 1970 e 1980.

Contudo, dessa vez, trata-se de um caso real, ocorrido nos Estados Unidos, em 1985. Tudo começa com um narcotraficante chamado Andrew Thornton, responsável por liderar uma quadrilha de contrabando em Kentucky.

Advogado e ex-militar, chegou a ser paraquedista no Exército e policial em sua cidade natal antes de ganhar milhares de dólares com atividades criminosas, como noticiou o Los Angeles Times na época. Em uma delas, foi até a Colômbia para levar cocaína na terra do Tio Sam, mas teve problemas na volta.

Policiais averiguam corpo de Andrew após queda livre / Crédito: Divulgação / Kentucky for Kentucky

 

Queda do pó

Em 11 de setembro daquele ano, o traficante pilotava um monomotor repleto de barras pesadas contendo a droga em pó, descarregando os tijolos de cocaína pela região de Knoxville ao atirá-los da aeronave durante a madrugada. Mesmo assim, teve de pular da aeronave com dezenas de quilos presos ao corpo. Assim, acionaria o paraquedas e seria despercebido por autoridades.

O peso, no entanto, fez o paraquedas enredar, impedindo sua abertura. Em queda livre, Andrew espatifou fatalmente sobre uma garagem residencial, sendo averiguado por autoridades posteriormente. Alguns dos blocos arremessados foram encontrados, mas outros tiveram um curioso destino, como informou o The Mirror.

Fora de série

Em uma mata distante da queda, um urso de 80 quilos foi encontrado morto, com orifícios apresentando sangramentos, mas sem nenhuma lesão aparente. A descoberta legista apontou que o tal animal abocanhou mais de 40 quilos de cocaína pouco antes dos primeiros efeitos, passando a ser o animal mais drogado da história.

Cocaine Bear com chapéuzinho azul em depósito de arte / Crédito: Divulgação / Kentucky for Kentucky

 

 

O trágico caso rendeu um humor ímpar pela imprensa local, que o apelidou de “cocaine bear” e de “Pablo EskoBear”, um trocadilho com a palavra “bear” (urso, em inglês) e o nome do então maior narcotraficante do mundo na época, Pablo Escobar. Mesmo assim, os momentos finais do grandalhão foram sofridos, como contou o legista responsável pela autópsia ao jornal britânico The Guardian.

“Seu estômago estava literalmente entupido de cocaína até a borda. Não há nenhum mamífero do planeta que poderia ter resistido àquilo. [...] Hemorragia cerebral, falha respiratória, hipertermia, falha renal, falha cardíaca e infarto. Qualquer problema de saúde que você pensar, aquele urso teve", afirmou o médico.

Mesmo que o organismo estivesse completamente corroído, as autoridades locais aproveitaram o perfeito aspecto externo para empalhar o urso e promover ações turísticas próximas do rio Chattahoochee, palco da descoberta.

Hoje, ele faz parte da memória cultural de Kentucky, recebendo limpezas, uma placa explicativa e até mesmo bonés decorativos.


+Saiba mais sobre histórias bizarras através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bizarre World (Edição em Inglês), de E. Reid Ross (2019) - https://amzn.to/3l7L9Bt

Os Ladrões Mais Idiotas do Mundo, de Simon Vigar (2008) - https://amzn.to/3cPQ2wj

30 histórias insólitas que fizeram a medicina, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/3cUfh0d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W