Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

O dia em que a entrevista de João Gordo com Dado Dolabella virou briga

Em 2003, o ator decidiu fazer uma provocação com o apresentador da MTV, iniciando uma das cenas mais bizarras da TV brasileira

Wallacy Ferrari Publicado em 10/04/2021, às 09h00 - Atualizado em 15/02/2022, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dado Dolabella (esq.) e João Gordo (dir.) durante o "Gordo a Go-Go" - Divulgação / MTV Overdrive
Dado Dolabella (esq.) e João Gordo (dir.) durante o "Gordo a Go-Go" - Divulgação / MTV Overdrive

No começo do mês passado, o site Aventuras na História relembrou a curiosa entrevista de Madonna com a apresentadora Marília Gabriela e também da talentosa Bruna Lombardi com Bon Jovi. Contudo, não são as únicas entrevistas marcadas por momentos tensos. Em 2003, o clima esquentou nos estúdios da antiga MTV Brasil. 

No pioneirismo transmídia, a extinta MTV Brasil se tornava, em 2006, a primeira emissora de TV aberta do Brasil a lançar uma plataforma de streaming para os espectadores desbravarem seu vasto acervo; chamada "MTV Overdrive", foi trazida pela pela filial americana e contava com material exclusivo para web, clipes e programas antigos do canal paulista.

Contudo, a novidade veio acompanhada de um prato cheio para os maiores fãs de  entretenimento; para promover a plataforma, a direção da emissora divulgou uma briga que originalmente não foi ao ar — mas deu muito o que falar, como noticiou a Folha Ilustrada na época. Três anos antes, duas personalidades que estavam em destaque protagonizaram, em frente às câmeras, um barraco digno de cinema.

De um lado estava o galã Dado Dolabella, que naquele ano encerrou um noivado com a cantora Wanessa Camargo, além de perder seu pai, o consagrado ator Carlos Eduardo Dolabella, no ano anterior. Ele lançava em 2003 seu primeiro disco musical e havia interpretado o militar Bentinho na minissérie de sucesso “A Casa das Sete Mulheres”.

Do outro lado estava o roqueiro João Gordo, vocalista da banda punk Ratos de Porão — que havia se destacado ainda mais como apresentador; na MTV, ganhava a audiência com seu talk-show “Gordo a Go-Go”, sendo eleito no final daquele ano o “Melhor Entrevistador de Televisão” pelo Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como informou o Estadão.

Gordo e Dado se desentendem em estúdio na MTV / Crédito: Divulgação / MTV Overdrive

Um movimento punk

Como outras entrevistas de personalidades em destaque, a conversa não tinha nada que poderia apontar um desentendimento — se não fosse pela iniciativa de Dolabella, que levou uma caixa com armas brancas para brincar com o apresentador.

Quando iniciaram a gravação, João brincou com o ator global e o tal rótulo, chegando a ironizar o nome de seu novo álbum ao transformar o título “Dado Para Você” em “Dando Para Você”.

Foi suficiente para o cantor apresentar uma maleta e retirar um porrete, um machado e uma corrente de ferro, afirmando que costumava se irritar com facilidade e que, inclusive, teve problemas na Globo.

Gordo retrucou, afirmando que nem havia 'zoado' ele ainda, recebendo a resposta de que Dado já tinha sido fã de seu trabalho, mas deixou pois ele “traiu o movimento punk” — frase alcunhada pela cena punk paulista na década de 1990 pelo fato de João ter se tornado apresentador.

Foi suficiente para o convidado ser satirizado pela plateia do roqueiro: “Ah, essa é velha! Quem é você, um playboizinho de merd*, para falar do movimento punk?”, disse João.

A resposta de Dado foi física; atirou o machado na mesa do cenário, iniciando um desentendimento. Ambos se levantaram, com o ator armado de um porrete e um machado, e o entrevistador armado com a corrente que restou.

As ameaças e palavrões tomaram conta do palco, com empurrões e ameaças de ambos. De imediato, pessoas da produção invadiram o cenário para evitar que os envolvidos cheguem as vias de fato, aglomerando seguranças e funcionários da emissora. Ao gritos, João Gordo expulsa o ator, que é levado a força até a saída de emergência.

Surgimento das imagens

O fato é datado da tarde de 23 de novembro de 2003, se tornando comentado ainda nos dias seguintes — mesmo sem nenhuma imagem divulgada. Para a Istoé Gente, o diretor de programação de emissora, Zico Goes, afirmou que não tinha interesse em processar Dado, mas que o mesmo teria que pagar o conserto da mesa.

João, por sua vez, manifestou indignação: “O cara já veio de casa disposto a armar um barraco para se promover. Se era para aparecer no jornal, conseguiu”. O então empresário do ator, Cacau Bleiker, chegou a dizer que João havia mencionado o pai do cliente, o que foi posteriormente desmentido com a divulgação das imagens.

Três anos depois, os envolvidos declararam que não eram favoráveis a divulgação do vídeo na plataforma, como noticiou a Folha; Gordo alegou que exibir o trecho era "dar mais espaço ao idiota", e Dado, acrescentou que a emissora faltou com respeito sobre sua imagem: "Não preciso desse tipo de espaço na mídia. Venho de família de atores e músicos".

Em 2016, João esclareceu o caso no programa Morning Show, da Jovem Pan, explicando que não o conhecia na época e que a brincadeira das armas não surtiu efeito: "Todas as pessoas me enchem o saco com essa p*rra até hoje, do mesmo modo que devem encher o saco dele também. Isso aí, na internet, tá eternizado. Nego fala disso como se tivesse acontecido ontem, e aconteceu a quase 20 anos”, afirmou apresentador.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W