Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real

Tentativa de sequestro e dois casamentos: 5 fatos sobre Anne, a filha de Elizabeth II

A Princesa Real completa 70 anos hoje. Independente e altruísta, Anne é um dos membros mais participativos dentro da realeza

Penélope Coelho Publicado em 15/08/2020, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Anne, em junho de 2013 - Wikimedia Commons
Princesa Anne, em junho de 2013 - Wikimedia Commons

A segunda filha — e única mulher — proveniente do casamento entre a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip, é Anne Elizabeth Alice Louise, uma nobre que não tem tanto reconhecimento quanto seu irmão, Charles. Contudo, é dona de projetos inovadores e vanguardistas dentro da monarquia.

Apesar do cargo que ocupa, Anne prefere se manter fiel ao que acredita, mesmo que isso muitas vezes gere polêmicas em família. No dia em a Princesa Real completa 70 anos de idade, a Aventuras na História separou alguns fatos sobre a trajetória dessa mulher enérgica e interessante.

Conheça 5 curiosidades sobre Anne.

1. Paixão por cavalos

Quando nasceu, em 15 de agosto de 1950, a Princesa Real não tinha ideia de suas responsabilidades — que começaram a surgir já na infância. Na época em que veio ao mundo, Anne era a terceira na linha de sucessão ao trono, entretanto, hoje ela está cada vez mais distante de ocupar essa posição.

Princesa Anne com seus pais e irmão mais velho, Charles em outubro de 1957 / Crédito: Wikimedia Commons

Desde jovem, a garota nutre um amor em comum com sua mãe: o hipismo, algo que as tornou bastante conectadas. Com talento natural pelo esporte, a nobre deu sinais de que era diferente quando se tornou o primeiro membro da família real a participar dos Jogos Olímpicos de Montreal.

Ela também já recebeu duas medalhas por sua participação na competição European Eventing Championship. Essa paixão também foi passada para a filha de Anne, Zara, que ganhou medalha de prata em hipismo, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

2. Um quase bizarro sequestro

Em 14 de novembro de 1973, Anne se casou com Mark Phillips, um tenente da cavalaria do Exército Britânico. Na época, a cerimônia foi televisionada e assistida por milhares de pessoas ao redor do mundo. O casal se conheceu em uma festa para entusiastas de cavalos e se identificaram rapidamente. Nos anos em que ficaram juntos, Anne e Mark tiveram dois filhos: Peter e Zara.

Em uma das raras aparições da Princesa Real junto com seu esposo, a mulher passou por um enorme susto — que poderia ter terminado de maneira trágica. Quando ela e o marido voltavam de um evento de caridade em março de 1974, a limusine do casal foi obrigada a parar por um Ford Escort branco, que ultrapassou o veículo em que a princesa estava.

O motorista do Ford era Ian Ball, um homem portador de doenças mentais que queria sequestrar a princesa. Inicialmente o criminoso disparou um tiro no ombro do guarda-costas de Anne e foi em direção à mulher. Ball carregava dois pares de algemas, tranquilizantes e uma carta de resgate endereçada à rainha, ele e pedia 2 milhões de libras para a liberação da nobre.

O homem só não imaginava que a essa altura um policial chamado Michael Hills já estava no local, apesar de também ter sido alvejado por Ian, o guarda já havia pedido reforços. Ball tentou fugir, mas, foi pego e a princesa foi finalmente retirada do local sã e salva.

Anne fotografada no ano de seu primeiro casamento, 1973 / Crédito: Wikimedia Commons

3. Divorciada

Com o passar dos anos, Anne e Mark já não estavam mais tão interessados um pelo outro. O relacionamento foi se deteriorando ao longo do tempo e o casal ficava cada vez mais distante.

A Princesa Real poderia ter levado a união mesmo assim, para evitar o escândalo de uma separação, entretanto, a nobre preferiu sua felicidade e declarou a vontade de se divorciar em agosto de 1989. A dissolução do vínculo matrimonial de fato aconteceu em abril de 1992, o que causou debate na realeza.

4. Segundo casamento

Anne conheceu sua segunda paixão, Timothy Laurence, quando no papel ainda estava junto de Phillips, em 1989. Após a separação, a princesa resolveu se casar com Laurence no mesmo ano em que se divorciou.

Por já ter sido casada anteriormente, a cerimônia dessa vez, foi bem menor. Somente 30 convidados estiveram presentes. Timothy foi um oficial da Marinha Real, mas, não recebeu título de nobreza após a união. O casal não teve filhos e permanecem juntos até hoje.

5. Caridade

Percebendo sua posição na monarquia, Anne decidiu usar sua influência para um bem maior. Seu foco é voltado para a ajuda dos menos favorecidos. A princesa faz um trabalho ativo em mais de 200 organizações sociais ao redor do mundo.

Em suas ações, Anne trabalha para melhorar a saúde, bem-estar, educação, a fome e o transporte de países em desenvolvimento. A mulher é um dos membros mais presentes da monarquia britânica e antes da pandemia do novo coronavírus, fazia em média 500 aparições por ano.


++Saiba mais sobre a Família Real Britânica em grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W