Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

A macabra lenda das crianças de olhos negros

Texto falso de 1996 relatava a aparição de jovens de feições pálidas e olhos assustadores hipnotizando quem os encontrava

Joseane Pereira Publicado em 28/01/2020, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de criança de olhos negros - Wikimedia Commons
Imagem meramente ilustrativa de criança de olhos negros - Wikimedia Commons

Imagine dirigir pela estrada e se deparar com uma pobre criança pedindo carona. Muitos poderiam, piedosamente, se dispor a ajudar o órfão. Entretanto, segundo uma lenda norte-americana, tal ato pode ser muito perigoso, principalmente se a criança tiver olhos negros.

Em 1996, o repórter texano Brian Bethel criou uma série de textos relacionados a fantasmas, onde anunciava dois supostos encontros com crianças de olhos negros. Segundo ele, as aparições se deram em Abilene, Texas, e Portland, Oregon. As histórias de Bethel ganharam muito destaque, gerando uma lenda urbana que passou a circular pela Internet.

As terríveis crianças teriam idade entre seis e 16 anos, também podendo ser encontradas nas portas de residências e em vielas na cidade. A pupila e íris de seus olhos não se diferenciavam, sendo todo o glóbulo envolvido pela cor negra. Quando se deparam com alguma vítima, esses seres exercem um poder hipnotizador que levam a pessoa a realizar seus desejos, e também são sinônimo de azar e infortúnio.

Caçadores de fantasmas ao redor do mundo levam a sério essa lenda, acreditando que tais crianças seriam a encarnação de extraterrestres, vampiros e fantasmas, ou o espírito de crianças atormentadas em vida. Em 2014, o jornal britânico Daily Star publicou três reportagens sensacionalistas sobre a aparição dessas crianças, ligadas à venda de um comércio mal assombrado. Segundo o jornal, essas aparições estavam se dando em todo o mundo.

Embora muitos acreditem na lenda, a escritora norte-americana Sharon A. Hill não localizou nenhuma documentação sobre os encontros com crianças de olhos pretos. Desta forma, ela concluiu que essas histórias não passam de lendas típicas do folclore popular, contadas de boca em boca e sem embasamento em fatos reais.


+Saiba mais sobre lendas urbanas e folclore com os livros abaixo

Lendas Urbanas, de Anna Claúdia Ramos (2009) - https://amzn.to/36xNlL8

Lendas, de Yuri Andrey, Ivan Reis, Joe Prado e Eddy Barrows (2018) - https://amzn.to/2Gy8HgN

O Lado Sombrio do Folclore, organizado por Aline Goettems (eBook) - https://amzn.to/2U38uKr

Meu livro de folclore, de Ricardo Azevedo (2011) - https://amzn.to/36DiRqN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.