Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Caça às bruxas: A trágica saga da primeira mulher negra perseguida por bruxaria em Salem

Tituba era uma escrava sul-americana que entrou para a História por supostamente ser uma bruxa

Pamela Malva Publicado em 19/10/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tituba, a bruxa negra de Salem - Wikimedia Commons
Tituba, a bruxa negra de Salem - Wikimedia Commons

Durante o século 17, depois que as filhas do Reverendo Samuel Parris disseram estar sendo mordidas, beliscadas e picadas por seres invisíveis, um enorme movimento de Caça às Bruxas começou em Salem. Mais de 300 pessoas foram investigadas e acusadas de bruxaria na Massachusetts da época — 19 delas foram condenadas à forca.

A maioria das pessoas julgadas era composta por mulheres, muitas vezes por terem poucos filhos, ou muitos filhos, ou por serem pobres, ou por serem ricas demais. De jovens que moravam nas ruas até mães de sete crianças, diversas mulheres foram levadas ao tribunal, acusadas de praticar feitiços. Uma delas — entre as três primeiras acusadas — foi Tituba, a Bruxa negra de Salem, como ficou conhecida depois.

O nome de Tituba foi diretamente ligado aos testemunhos das filhas do Reverendo, porque, na época, ela havia sido vendida de Barbados para ser escrava na residência do homem. Tituba vivia em contato com as meninas e era negra — o que a tornava um alvo fácil. Para alguns, foi ela quem começou a espalhar a bruxaria por Salem, ensinando feitiços e rituais às mulheres e meninas do vilarejo.

Não se sabe exatamente de qual parte da América do Sul Tituba é proveniente. Entretanto, acredita-se que a primeira Bruxa negra de Salem tenha nascido onde hoje fica a Venezuela, em uma comunidade creole. Por ser, supostamente, uma mulher indígena, seus conhecimentos sobre a natureza, energias e manipulação ervas, por exemplo, eram algumas das coisas que levantavam suspeitas. Além de sua cor.

Para os muitos puritanos de Salem, era óbvio que a escravizada negra só poderia ter assinado um compromisso com o mal, com o próprio Diabo. Foi usando isso ao seu favor que, em seu julgamento, Tituba alegou que, de fato, havia feito um acordo com Lúcifer. Quando pressionada a assumir sua bruxaria, ela disse “o demônio veio até mim e ordenou que eu o servisse”, deixando todos os puritanos em pânico. O mal estava, como pensaram, recrutando pessoas.

Representação de Tituba, a Bruxa negra de Salem / Crédito: Getty Images

O que os homens inquisidores de Salem não esperavam era que Tituba usaria de toda sua astúcia para reverter a história, conquistando a inocência. Se colocando como vítima, a acusada alegou que nasceu para servir e, por isso, se viu obrigada a servir ao mal. Assim, ela conseguiu convencer a todos de que, caso se arrependa, uma pessoa pode ser salva.

Tituba ficou presa durante 15 meses na prisão de Boston esperando sua sentença. Em maio de 1963, foi absolvida e percebeu que tinha convencido os puritanos sobre seu arrependimento. Ainda assim, a escrava foi vendida novamente a um desconhecido, em abril do mesmo ano, e sumiu de todos os registros históricos. Ao contrário dela, outras mulheres que negaram as acusações e não provaram sua inocência acabaram sendo mortas. 

Estudiosos acreditam que, mesmo sendo inocente das acusações, Tituba assumiu as práticas de bruxaria porque era melhor confessar e ser presa do que sofrer a ira do Reverendo Samuel Parris quando fosse solta e voltasse à sua casa. Para outras pessoas, no entanto, sua confissão foi coagida, já que ela era uma mulher negra escravizada.


+Saiba mais sobre Tituba e as bruxas de Salem através dos livros abaixo

Eu, Tituba, Maryse Condé (2019) - https://amzn.to/2QYsLzs

História da Bruxaria, Jeffrey B. Russell, Brooks Alexander (2019) - https://amzn.to/2OqDZLj

O Livro Completo de Bruxaria, Raymon Buckland (2019) - https://amzn.to/37IeFI5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W