Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Açoitamento e tortura: Tomás de Torquemada, o fanático da Inquisição

Para proteger a fé, o frade dominicano Tomás de Torquemada recomendava parafusos nos polegares dos heréticos

Simone Bitar Publicado em 26/02/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Tomás de Torquemada - Divulgação
Ilustração de Tomás de Torquemada - Divulgação

Na Espanha do fim do século 15, a fama do inquisidor Tomás de Torquemada chegava aos quatro cantos da Espanha. Tomás – que era frade dominicano – queria livrar o reino de heresias religiosas. Desde que fora nomeado inquisidor-geral pelo papa Inocêncio VIII, perseguiu judeus, agiotas, bígamos, homossexuais e bruxas.

Os suspeitos eram enviados, sem qualquer explicação, aos calabouços da Inquisição para interrogatório. Ali, durante os açoitamentos e torturas, o sinistro religioso rezava baixinho enquanto os carrascos aplicavam parafusos nos polegares, arrancavam unhas e dilaceravam a pele dos presos com pinças em brasa.

Suspeitas de bruxaria eram despidas, para que os carrascos procurassem pelo corpo tatuagens de pentagramas invertidos, considerados marcas do diabo (stigmata diaboli). Deu para assustar? Isso era só o começo.

Crédito: Wikimedia Commons

Depois de arrancadas as confissões, os hereges eram enviados a julgamento, quase sempre em praça pública, eventos chamados autos da fé. Mais de 10 mil acusados de feitiçaria e heresia foram condenados à fogueira, que era acendida ali mesmo.

Chegou uma hora, contudo, em que o próprio Vaticano – assustado com a sanha assassina do frade – pediu que Torquemada moderasse. Tomás ignorou a ordem, e acabou destituído do cargo em 1494. Magoado, retirou-se para um convento, morrendo em 1498 enquanto dormia. Sua morte foi indolor.


+Saiba mais sobre crimes através das obras abaixo

Arquivos Serial Killers. Made in Brazil e Louco ou Cruel, Ilana Casoy (2017) - https://amzn.to/2NylR1c

De frente com o serial killer: Novos casos de MINDHUNTER, Mark Olshaker (Autor), John E. Douglas (Autor), Isabella Pacheco (Tradutor), 2019 - https://amzn.to/2sLF73X

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, deHarold Schrechter, 2019 - https://amzn.to/2uqnXK0

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, de John Douglas e Olshaker Mark 2017 - https://amzn.to/33NCLhU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.