Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Tommaso Buscetta: quem é o homem por trás do filme 'O Traidor'

Cometendo roubo e assassinatos, Buscetta delatou seus companheiros de máfia após ser preso

Redação Publicado em 10/09/2019, às 00h00 - Atualizado em 14/04/2022, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do filme 'O Traidor' (2022) - Divulgação
Imagem promocional do filme 'O Traidor' (2022) - Divulgação

Conhecido como “O chefe de dois mundos” e “Don Mansino”, Tommaso Buscetta foi o mais proeminente membro da máfia italiana Cosa Nostra.

Sua trajetória, regada a drogas e crimes e que contou com passagens pelo território brasileiro, é relembrada no filme 'O Traidor', de Marco Bellocchio em cartaz nesta semana. O responsável por viver Tommaso é Pierfrancesco Favino, que impressiona no papel. 

Mas quem foi Tommaso Buscetta? 

Mafioso no regime Fascista

Último de 17 filhos, o gangster nasceu na cidade italiana de Palermo em 13 de julho de 1928. Como sua mãe era dona de casa e o pai vidraceiro, ele precisou trabalhar cedo para conseguir se sustentar - mas acabou seguindo a trilha das atividades criminosas. Durante sua vida, teve três esposas e oito filhos.

Em 1945, aos 17 anos, Buscetta casou-se com a italiana Melchiorra Cavallaro. No mesmo ano, passou a atuar em atividades ilegais, como o contrabando de fichas para o racionamento da farinha realizado pelo regime fascista.

Essa atividade chamou atenção da máfia siciliana Cosa Nostra, à qual ele se afiliou, passando a ser visto com respeito por membros de outras organizações clandestinas.

Atividades ilegais

No ano de 1949, Buscetta mudou-se para o Brasil, onde abriu uma fábrica de vidro. Como o investimento teve pouco sucesso, ele acabou retornando a Palermo em 1956, se juntando a outros mafiosos para contrabandear drogas e cometer assassinatos.

Mas essa não foi sua única empreitada na América do Sul: em 1970, após passar uma temporada nos EUA, Buscetta retornou ao Brasil e iniciou o tráfico de heroína e cocaína para a América do Norte.

Detido pela polícia brasileira em 2 de novembro de 1972 e posteriormente extraditado para a Itália, ele foi condenado a 10 anos de prisão.

Entretanto, conseguiu escapar após receber concessão de semiliberdade, retornando ao território brasileiro em janeiro de 1981 – quando já contava com 43 anos.

Apesar de ter feito cirurgias plásticas e intervenções para modificar a voz, ele foi novamente preso dois anos depois, em sua residência em São Paulo.

Dessa vez, após a extradição, decidiu colaborar com a polícia italiana revelando as táticas de organização e os planos de sua máfia Casa Nostra. Graças às declarações inéditas, a estrutura da máfia pôde ser revelada ao mundo.

Tommaso Buscetta faleceu de câncer em 2000, aos 71 anos de idade. Seus últimos dias foram vividos nos EUA, particularmente no estado de Nova York.