Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / França

Topo da Torre Eiffel abriga apartamento secreto

Localizado a 300 metros do chão, o local era usado pelo engenheiro Gustav Eiffel e seus amigos mais próximos

Letícia Yazbek Publicado em 28/09/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Monumento mais popular da França, a famosa Torre Eiffel, idealizada pelo engenheiro Gustav Eiffel, foi finalizada e aberta à visitação pública em 1889.

Depois de receber os elogios pela grande obra, Gustav revelou um detalhe que deixou a elite de Paris ainda mais surpresa: ele havia construído um pequeno apartamento no alto da torre.

Localizado no terceiro nível da construção, o apartamento privado do engenheiro fica a mais de 300 metros do chão.

O apartamento secreto em 1889 / Crédito: Reprodução

Apesar de pequeno, o local era aconchegante — as paredes eram cobertas por um papel de parede em tons quentes, e os móveis incluíam poltronas, armários de madeira e até um piano de cauda. Ao lado do apartamento, havia espaços utilizados como laboratório, equipados com os instrumentos de trabalho de Eiffel.

Quando a notícia sobre o pequeno apartamento se espalhou, Eiffel recebeu diversas ofertas para alugar o espaço, até mesmo por uma noite. No entanto, ele recusou todas — preferia usar o local para refletir na própria companhia ou se reunir com amigos de prestígio, como Thomas Edison.

Quarto foi restaurado recentemente / Crédito: Reprodução

Hoje, quem visita a Torre Eiffel pode olhar por uma janela e observar parte do quarto secreto, onde as figuras de cera de Eiffel e Edison foram colocadas para homenagear um encontro que os dois tiveram no local.