Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Traição, dinheiro e morte: Quem é Yolanda Saldívar, a ‘fã’ que assassinou Selena Quintanilla

Em março de 1995, a famosa cantora foi morta a tiros pela ex-presidente de seu fã-clube, atualmente, a criminosa cumpre pena em prisão de segurança máxima

Penélope Coelho Publicado em 24/11/2020, às 18h00 - Atualizado às 19h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yolanda Saldívar em entrevista - Divulgação/Youtube/programa 20/20 ABC
Yolanda Saldívar em entrevista - Divulgação/Youtube/programa 20/20 ABC

Na década de 1990, o talento, carisma, beleza e a representatividade da cantora latina Selena Quintanilla chamavam a atenção do público. Foi nesse período de sucesso que Yolanda Saldívar — que nessa época trabalhava como enfermeira —decidiu fundar um fã-clube para a cantora.

Nascida em 19 de setembro de 1960, Saldívar é definida por pessoas que conviveram com ela como: vingativa e possessiva. Mas, ninguém poderia imaginar que a mulher conhecida como a ‘fã número um de Selena’, fosse se tornar a assassina da cantora, em uma história que também envolve roubo e traição de confiança.

Fotografia de Selena Quintanilla / Crédito: Wikimedia Commons

A aproximação

Selena Quintanilla Pérezconstruía uma carreira de triunfos na década de 1990, fazendo seu nome inicialmente na banda Selena y Los Dinos. Muito jovem, a artista teve que enfrentar desde cedo grandes responsabilidades.

Descrita como uma garota doce, a artista se aproximou da presidente de seu fã-clube após muita insistência. Na ocasião, Yolanda — uma mulher 11 anos mais velha que a cantora — moldava sua vida em volta de Selena. Ela chegou a largar seu serviço para poder acompanhar a carreira da intérprete. Não demorou muito para que Quintanilla chamasse Saldívar para integrar sua equipe.

Depois dessa decisão, Yolanda passou a controlar de maneira bem contida a vida da artista. Logo, elas se tornaram mais íntimas e de acordo com a própria criminosa, a jovem estrela a considerava como uma mãe. À medida com que elas se aproximavam a ex-enfermeira se tornava mais ativa na equipe de trabalho da intérprete.

Apesar de muito nova, Selena sabia de seu potencial e passou a usar seu nome também para empreender. Pensando nisso, ela desenvolveu uma butique de roupas e deixou Yolanda cuidando da parte financeira, além de encarregar a mulher em outros setores relacionados à sua carreira, como o fã-clube.

Desconfiança

Saldívar não gostava de ser questionada e não permitia que ninguém passasse por cima de sua autoridade. Gerenciando as butiques, a mulher causava confusão e constantemente colocava um funcionário contra o outro, como revelou Martin Gomez, estilista das butiques da Selena.

O cenário começou a mudar quando uma desconfiança de roubo surgiu. Na época, Yolanda era vista gastando mais do que ganhava, fazendo com que a atenção da família da estrela se voltasse para ela.

Inicialmente, Selena defendia sua funcionária, mas, a mulher acabou sendo demitida no início de março do ano de 1995, após as suspeitas de roubo do dinheiro das butiques e do fã-clube, terem sido confirmadas pelos familiares da cantora.

A demissão gerou um grande problema: Saldívar se recusava a entregar documentos comerciais necessários. Foi assim que ela manipulou Quintanilla para ir ao seu encontro em um local afastado —  o que deveria ser somente uma rápida entrega de papéis, se transformou em um terrível assassinato.

Assassinato e consequências

Era 31 de março de 1995, quando a estrela latina concordou em se encontrar com sua ex-funcionária, que havia prometido entregar os documentos. O encontro foi marcado no motel Days Inn, em Corpus Christi, no Texas.

Entretanto, ao invés de cumprir o combinado, Yolanda se atrasou e alegou ter sido estuprada no México. Preocupada, Selena levou a mulher até o hospital mais próximo, porém, a instituição alegou que o exame ginecológico não poderia ser feito ali, já que o crime teria acontecido em outro país.

A dupla então voltou para o motel, onde a cantora mais uma vez insistiu pelos documentos. Foi ai que uma discussão começou: Saldívar tirou de sua bolsa um revólver e apontou para a artista. Desesperada, a mulher tentou fugir, mas, Yolanda atirou friamente nas costas da cantora.

Mesmo ferida, a vítima conseguiu chegar ao saguão do motel em busca de ajuda, a jovem de somente 23 anos, morreu na mesma tarde em decorrência da perda de sangue causada pelo tiro que atingiu sua artéria.

Prisão de segurança máxima onde Yolanda cumpre sua pena / Crédito: Wikimedia Commons

Depois de matar Selena, Saldívar iniciou um verdadeiro embate para a polícia, após passar nove horas ameaçando se matar no quarto, até que finalmente se entregou. A mulher — então com 34 anos — foi sentenciada à prisão perpétua após o julgamento que a condenou por homicídio em primeiro grau.

Atualmente, a criminosa cumpre pena na prisão de segurança máxima de Mountain View, no Texas. Sabe-se que Yolanda, hoje com 60 anos, poderá pedir liberdade condicional a partir de 2025. O que para o pai da cantora, não fará diferença — já que a dor da perda da filha nunca foi amenizada.

"Quando se trata de minha família e eu, não nos importamos se eles a libertarem hoje [...] Eles podem deixá-la ir. Nada trará minha filha de volta", revelou Abraham, pai de Selena, em entrevista ao Primer Impacto.


+Saiba mais sobre Selena por meio dos livros disponíveis na Amazon:

1. Selena's Secret: The Revealing Story Behind Her Tragic Death (Edição Inglês), de María Celeste Arrarás (2015) - https://amzn.to/2PgcVz8

2. She Killed Selena (Edição Inglês), de Amy Delaneyhttps://amzn.to/2Ux7EFB

3. Para Selena, Con Amor (Edição Espanhol), de Chris Perez (2012) - https://amzn.to/2MHPPQn

4. From Santa Anna to Selena: Notable Mexicanos and Tejanos in Texas History Since 1821 (Edição Inglês), de Harriett Denise Joseph (2018) - https://amzn.to/32GSMpZ

5. Selena Quintanilla-Pérez (Edição Inglês), de Katlin Sarantou (2020) - https://amzn.to/2UQsmiH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W