Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Triângulo amoroso, Lista Negra de Hollywood e assassinato: a conturbada carreira de Tom Neal

Ao longo de sua trajetória, o ator se envolveu em uma série de escândalos, que incluíram até mesmo a morte da esposa

Caio Tortamano Publicado em 25/03/2020, às 18h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tom Neal em cena de Curva do Destino - IMDb
Tom Neal em cena de Curva do Destino - IMDb

Nascido no estado de Illinois, nos Estados Unidos, Thomas Carroll Neal Jr. foi filho do banqueiro Thomas Carroll Neal e de Mayme Neal, e tinha duas irmãs mais velhas, Mary Elizabeth e Dorothy Helen.

A infância não foi nada ruim para Tom, que cresceu em uma espaçosa casa de dez quartos em Chicago junto com seus familiares. Frequentou o ensino médio na Evanston Township High School e, mais tarde, cursou a Northwestern University onde se formou em matemática.

Durante seu tempo na faculdade, Neal foi extremamente ativo no grupo de teatro da instituição, seguindo os passos de seu tio-avô, John Drew, um famoso ator nascido na Irlanda, mas que fez muito sucesso nos Estados Unidos atuando em peças, principalmente em Boston, cidade para a qual sua família se mudou buscando melhores oportunidades de vida.

Por mais que tenha se formado, Neal não terminou seus estudos e saiu da faculdade, voltando para Chicago e foi atrás de papéis e oportunidades no teatro. Fez diversas aparições em produções que duraram somente o verão, e depois se mudou para Nova York, a capital do teatro no país nos anos 30 — título que persiste até hoje.

Carreira artística

Conseguiu o seu primeiro papel na Broadway em 1935. Três anos depois, ele apareceu em seu primeiro filme Andy Hardy, Cowboy que fazia parte de uma série de filmes do ator e produtor Mickey Rooney, que conta as desventuras da família Hardy.

Apesar do bom começo, a carreira de Neal se limitou a filmes de segunda categoria, os apelidados Filmes B. Drante as décadas de 40 e 50, seus papéis foram resumidos a isso. Participou da série de 15 episódios, A Filha das Selvas, mas o seu papel mais conhecido foi no longa Curva do Destino.

Pôster do filme Curva do Destino / Crédito: Wikimedia Commons

O filme narra a história do pianista Al Roberts (Tom Neal) que cruza os Estados Unidos para encontrar a sua namorada. No caminho, um dos homens a quem deu carona morre misteriosamente e diversos problemas decorrem desse falecimento. Curva do Destino foi muito bem recebido pela crítica, e sua dupla com a atriz Ann Savage foi tão aclamada que fizeram mais cinco filmes juntos.

Vida Pessoal

Apesar do breve sucesso, o que marcaria a história do ator — e que o tornaria conhecido para as próximas gerações — foram seus problemas na vida pessoal. Casou-se em 1944 com a atriz Vicky Lane, mas se separaram em 1949 devido à crueldade física e mental de Neal, de acordo com sua ex-mulher.

Já na década de 50, Tom conheceu a atriz Barbara Payton em uma festa, e logo começaram a se relacionar romanticamente, mas a relação teve um fim depois que Payton se encantou pelo ator Franchot Tone. Não demorou muito para que ficassem noivos.

Barbara Payton durante cena de Resistência Heróica / Crédito: IMDb

O astro não viu o relacionamento como um obstáculo: passou a encontrar Barbara enquanto ela era casada com Tone. Encarando um triângulo amoroso, o caso repercutiu na mídia quando os três se encontraram em frente a residência da amante. Em minutos,  o jardim tranquilo foi tomado por pancadaria. 

Tom era pugilista na época de faculdade, e estraçalhou Tone, que teve uma maçã do rosto esmagada, o nariz quebrado e uma concussão cerebral, sendo hospitalizado logo depois. A briga não deu em nada: Tone e Payton se casaram em 1951, mas se separaram 53 dias depois. Sem Franchot no caminho, Neal e Payton começaram a namorar oficialmente, mas acabaram anunciando o término em 1953, pouco tempo depois do noivado.

Lista negra 

A vida recomeçou para o ator quando conheceu Patricia Fenton. Eles se casaram logo após o término com Barbara, e tiveram um filho (o único que ele viria a ter). Sua esposa morreu no ano seguinte, vítima de um câncer. E as coisas ficariam ainda pior

Depois da briga homérica entre os dois atores por Barbara Payton, os amantes foram boicotados em Hollywood, tendo extrema dificuldade para encontrar papéis. Foram impedidos de reviver a carreira. 

Depois de não ter mais espaço em Hollywood, Neal se mudou para a Flórida, onde trabalhou como jardineiro e abriu uma empresa de paisagismo. Em 1961, conheceu sua terceira e última esposa, a recepcionista Gale Bennett.

Tudo teve um fim em 1965, quando a polícia foi chamada na casa do casal depois dos vizinhos terem escutado um tiro. Ao entrarem no local, Bennett foi encontrada morta com um tiro na cabeça no sofá. Neal, que não estava na casa quando a polícia chegou, foi declarado o principal suspeito.

Tragédia

Nos depoimentos do ator, ele declarou que o casal tinha começado a brigar por acreditar que sua mulher estava sendo infiel com ele. No período que antecedeu sua morte, os dois já estavam separados. Ele teria voltado para a casa com o objetivo de tentar uma reconciliação, que se transformou numa briga.

No momento da confusão, Gale teria sacado uma arma e apontado para o marido e, nesse momento, os dois teriam começado a lutar. Durante os esforços de cada um, a arma teria disparado e acertado fatalmente a mulher. O júri se convenceu pela história do ator: ele foi sentenciado de um a quinze anos de prisão, cumprindo somente seis.

Neal faleceu em 1972 em sua cama, foi encontrado pelo filho que morava com ele, na California. Sua morte teria advindo de uma falha cardíaca.


+ Saiba mais outros atores através das obras abaixo:

Sal Mineo: A Biography, de Michael Gregg Michaud (2011) - https://amzn.to/3barYCm
Marlon Brando, de François Forestier (2014) - https://amzn.to/2wwnTcQ

He's Still Here, de Martin Howden (2011) - https://amzn.to/38qzZky

James Dean: O Moço da Capa, de Antonio Bivar (2003) - https://amzn.to/2wqKGq7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du