Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Trote fatal: A trágica morte da enfermeira que cuidou de Kate Middleton

Em 2012, uma pegadinha feita por uma dupla de radialistas australianos resultou em uma enorme polêmica envolvendo a Duquesa de Cambridge

Daniela Bazi Publicado em 20/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Kate Middleton - Wikimedia Commons
Fotografia de Kate Middleton - Wikimedia Commons

No ano de 2012, o príncipe William e sua esposa Kate Middleton acabaram sendo envolvidos em uma enorme polêmica causada por uma pegadinha feita em uma rádio australiana, e que resultou na morte da enfermeira indiana Jacintha Saldanha, de 46 anos. Na época, as informações do caso foram repercutidas pelo G1, BBC e Exame.

Naquele ano, a Duquesa de Cambridge havia sido internada no hospital King Edward VII um dia após o anúncio feito pelo Palácio de Buckingham revelando a sua gravidez, devido a uma hiperemese gravídica — problema que pode afetar gestantes com enjoos e vômitos excessivos, causando desidratação. Jacintha trabalhava no local, e foi uma das profissionais responsáveis por cuidar de Kate.

A 'pegadinha'

Segundo informações divulgadas pelo G1, no dia 5 de dezembro, radialistas australianos da 2Day FM, decidiram passar um trote no hospital em que Middleton estava internada, em busca de informações inéditas sobre o estado de saúde da mulher de William.

Para passar despercebida, a dupla se passou por importantes figuras da família real britânica: a rainha Elizabeth II e o príncipe Charles. Saldanha atendeu a ligação e, conforme revelado na gravação da conversa divulgada pelo News.com.au e repercutida na imprensa britânica, logo escutou a voz envelhecida de uma mulher dizendo "Eu poderia, por favor, falar com Kate, minha netinha?".

Rainha Elizabeth e Príncipe Charles na abertura do parlamento, em 2019 / Crédito: Getty Images

Era um dos radialistas dizendo ser a mulher mais importante da Inglaterra. Em resposta, a enfermeira disse "Sim, claro, não desligue, Madame" e colocando a ligação em espera logo em seguida. Neste momento, Michael teria comentado "Eles estão nos transferindo? Se funcionar, será o trote mais fácil que eu já passei!".

Ao retornar, Saldanha fez a revelação inédita de que Kate estava dormindo e teria passado uma noite tranquila. "Nós a reidratamos, porque ela estava desidratada quando chegou, mas agora ela está estável", acrescentou a profissional. Sua fala acabou quebrando os protocolos de sigilo da família real, e o erro foi reconhecido no mesmo dia pelo hospital.

Morte inesperada

Em 7 de dezembro de 2012, a mídia internacional noticiava que Jacintha Saldanha foi encontrada sem vida pendurada em um cachecol que estava amarrado na porta de um guarda-roupa, dentro de um dos alojamentos oferecidos pelo King Edward VII. A informação foi confirmada pela Scotland Yard, a polícia londrina.

De acordo com uma fonte do hospital em relato para a rede CNN, a enfermeira teria se suicidado e deixou dois bilhetes no quarto. O conteúdo, no entanto, não foi revelado.

Na época, William e Kate se pronunciaram sobre o assunto, prestando suas condolências pelo acidente inesperado. "Pensamentos e orações estão com a família, os amigos e os colegas de Jacintha Saldanha nesta hora muito triste", dizia o comunicado divulgado pelo casal.

William e Kate em 2011 / Crédito: Wikimedia Commons

Devido ao acontecimento, a rádio 2Day FM afastou os profissionais, que se declararam chocados com a notícia, por acreditarem que suas imitações de sotaques britânicos haviam sido terríveis.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, a dupla passou a receber ameaças de morte pelas redes sociais, e se mostrou extremamente arrependida pela atitude.

Eles não voltaram a trabalhar na rádio e, após um ano da tragédia, o programa apresentado foi extinto da emissora, sendo substituído logo em seguida.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7