Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

De Che Guevara a Stalin: 5 túmulos de figuras históricas controversas que se tornaram atração turística

Conheça algumas das sepulturas que recebem milhares de visitantes todos os anos

Daniela Bazi Publicado em 10/12/2019, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas das figuras que tiverem seus túmulos cultuados - Wikimedia Commons
Algumas das figuras que tiverem seus túmulos cultuados - Wikimedia Commons

1. Princesa Diana (Northamptonshire, Inglaterra)

A antiga Princesa de Gales, mais conhecida como a princesa do povo devido a seus trabalhos de caridade, está sepultada na casa de campo da família Spencer em Althorp. Seus restos mortais ficam em uma ilha dentro do lago da propriedade. O local é aberto para visitação durante alguns dias do ano.

Mausoléu da Lady Diana na residência da família Spencer / Créditos: Getty Images

2. Mohammad Reza Pahlavi (Cairo, Egito)

O último xá da história do Irã foi uma figura controversa para muitos. Enquanto uns o idolatravam por ter tentado modernizar a nação persa, outros o consideravam um brutal ditador, que reprimia severamente os iranianos. Seu corpo está enterrado na mesquita de Al-Rifa’i, no centro antigo do Cairo.

Túmulo de Mohammad Reza Pahlavi, no Egito / Créditos: Getty Images

3. Lenin (Moscou, Rússia)

Ex-primeiro ministro da União Soviética, admirado por ter sido patrono dos direitos dos trabalhadores e criticado por ser considerado como o fundador de uma ditadura que abusou dos direitos humanos e causou guerras civis, o corpo de Lenin está situado em seu mausoléu na Praça Vermelha, em Moscou.

A entrada é gratuita e os visitantes podem ver pessoalmente o corpo embalsamado do líder, falecido em 1924. Regularmente as visitas são fechadas para que o corpo passe por manutenção.

Corpo de Vladimir Lenin embalsamado em seu túmulo / Créditos: Getty Images

4. Josef Stalin (Moscou, Rússia)

O líder da União Soviética de 1920 a 1953 também está enterrado na Praça Vermelha, em Moscou, ao lado dos muros de Kremlin. Diferente de Lenin, seu túmulo é bem mais simples, com apenas um busto, e que tem a visitação livre para quem estiver na praça.

Homenagem feita em 2016 no aniversário de 63 anos da morte de Stálin, em seu túmulo / Créditos: Getty Images

5. Che Guevara (Santa Clara, Cuba)

Guerrilheiro argentino, Che Guevara foi morto em 1967 no interior da Bolívia, e teve seus restos mortais encontrados apenas em 1997. Atualmente, está sepultado em um gigante mausoléu em Cuba, na cidade de Santa Clara, que conta com uma estátua de bronze sua com mais de 6 metros de altura, e um museu que o homenageia.

Mausoléu de Che Guevara em Cuba / Créditos: Getty Images

+Saiba mais sobre algumas dessas personalidades com as obras abaixo:

Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras, Andrew Morton (2013)

Link - https://amzn.to/2t2Xtxb

Reconstruindo Lênin. Uma Biografia Intelectual, Tamás Krausz (2017)

Link - https://amzn.to/2RG1Vw6

Che Guevara: a vida em vermelho, Jorge G. Castañeda (2006)

Link - https://amzn.to/2RKED8B

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.