Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Coadjuvante curioso: Quem é o homem escondido na capa de Abbey Road?

Considerada uma das imagens mais famosas de todos os tempos, a capa do disco dos Beatles guarda alguns segredos curiosos

Pamela Malva Publicado em 12/03/2020, às 19h50 - Atualizado em 07/09/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A famosa capa do álbum Abbey Road - Divulgação/ Instagram/ @paulmccartney
A famosa capa do álbum Abbey Road - Divulgação/ Instagram/ @paulmccartney

No dia 8 de agosto de 1969, os Beatles protagonizaram uma das imagens mais icônicas da história da música. Em uma fila que ficaria marcada para sempre na memória de seus fãs, os artistas desfilaram na Abbey Road e criaram a capa de seu último disco.

Inesquecível, a fotografia tirada por Iain MacMillan passou a intrigar entusiastas e, até hoje, protagoniza uma das teorias da conspiração mais inusitadas da indústria musical. Acontece que, além de supostas pistas sobre o futuro de Paul McCartney, a imagem ainda conta com um personagem intrigante, escondido dos olhos do público.

Em dez minutos, os membros da banda tiraram seis fotos e, mais tarde, selecionaram sua favorita. Com isso, o sucesso foi estrondoso: mais de 30 milhões de cópias do disco foram vendidas. Mas uma questão curiosa assombrava os maiores fãs do grupo. Quem, afinal, era o senhor parado no fundo da imagem, olhando para a icônica travessia?

Detalhe do homem misterioso ao fundo da capa dos Beatles / Crédito: Creative Commons

Lugar certo, na hora certa

Paul Cole e sua esposa estavam passeando por Londres de férias, visitando museus e outros pontos turísticos da cidade. Os dois turistas estavam andando tranquilamente pela Abbey Road no dia 8 de agosto, enquanto planejavam o que fariam a seguir.

Em determinado momento, Paul decide parar um pouco na calçada para conversar com um policial. Sua esposa seguiu em frente e, nessa hora, ele vê quatro homens atravessando a rua e acha a situação bastante estranha — um deles estava até descalço!

Confuso, Paul coloca as mãos na cintura e fica assistindo a cena, enquanto o fotógrafo eterniza sua postura na que viria a ser a capa do disco. Cole, que não era lá muito fã dos Beatles, demorou um tempo para descobrir que apareceu na imagem sem querer.

Alguns meses após o lançamento do álbum, Paul teve a incomum surpresa. Sua esposa estava treinando piano com uma das músicas presentes no disco e, quando Cole pegou a capa nas mãos, levou um susto. Era ele! Mal podia acreditar que estava estampado na obra de ninguém menos que os Beatles.

Paul Cole, o homem no fundo da foto na Abbey Road / Crédito: Divulgação

Em entrevistas posteriores, Paul narrou o estranho acontecimento. “Aconteceu de eu levantar os olhos e ver aqueles caras atravessando a rua, como em uma linha de patos”, afirma. “Um bando de malucos, eu os chamei assim, porque eles tinham um visual bem radical para a época. Não se andava em Londres com os pés descalços.”

É claro que, como acontece com tudo que faz sucesso, fãs e grandes entusiastas da banda criaram teorias sobre a famosa capa. E, já que Paul Cole estava envolvido em Abbey Road, ele não poderia ficar de fora dessa. Na opinião de diversos pesquisadores, a história de Cole não se passa de uma invenção, ou até mesmo uma jogada de marketing.

Para muitos, o boato foi disseminado e reproduzido pela imprensa e, assim, a real identidade do homem na capa do disco segue um mistério. De qualquer forma, as perguntas continuarão sem respostas: Paul morreu em 2008, aos 96 anos de idade.

Alvo de teorias da conspiração

Com uma foto e uma banda tão famosas assim, o senhor misterioso ao fundo não seria o maior alvo da atenção e curiosidade dos apaixonados pela banda. Diversos rumores surgiram na época sobre um fato insólito que poderia estar sendo divulgado no disco.

Para muitos fãs dos Beatles, a capa de Abbey Road poderia indicar que Paul McCartney estaria morto. Segundo a teoria, Paul teria sido vítima de um acidente de carro, ocorrido em 1966.

Tudo começa pelos pés do artista, que caminhava pela faixa completamente descalço. Enterrar pessoas sem sapatos é uma tradição inglesa e, portanto, a falta de calçados nos pés do músico só poderia significar que ele estava morto.

Em pouco tempo, no entanto, as teorias foram desmentidas pelos próprios membros da banda. Segundo os artistas, a foto foi pensada como uma forma de marketing, nada mais do que uma propaganda bem humorada para chamar atenção dos fãs curiosos.


+Saiba mais sobre os Beatles através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

The Beatles, de Steve Turner (2016) - https://amzn.to/2vkVd64

The Beatles - Yellow Submarine, de Bill Morrison (2018) - https://amzn.to/33dTvjd

The Beatles a biografia, de Bob Spitz (2007) - https://amzn.to/2vQNUmZ

The Beatles, de Vários Autores (2014) - https://amzn.to/2viq8jt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W