Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Reino Unido

Um braço mecânico? Conheça o objeto cômico de Elizabeth II

Segundo a princesa Anne, a monarca teria sido presenteada com a curiosa invenção por um grupo de estudantes australianos

Daniela Bazi Publicado em 19/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II utilizaria seu braço mecânico sempre por baixo de uma luva - Getty Images
Elizabeth II utilizaria seu braço mecânico sempre por baixo de uma luva - Getty Images

A família real britânica é envolta de diversas teorias, que continuam a surgir cada vez mais com o passar dos anos. Uma delas, confirmada pela princesa Anne, é que a rainha Elizabeth II utilizaria um braço mecânico para acenar às multidões.

O adereço seria utilizado para evitar que a monarca de 93 anos de idade não fique cansada durante os eventos oficiais, e teria sido um presente de um grupo de estudantes australianos.

No livro Queen of the World, escrito por Robert Hardman, que inspirou o documentário do canal HBO que leva o mesmo nome, a princesa Anne, filha de Elizabeth, afirmou que a mãe realmente possui o braço mecânico.  

Rainha Elizabeth II durante o evento Trooping the Colour / Créditos: Getty Images

"Deram-lhe uma luva com uma alavanca de madeira que, quando pressionada, faz uma mão acenar. Eles talvez tenham achado um presente atrevido, mas Sua Majestade adorou", revelou a princesa.

Entretanto, segundo o autor do livro, a rainha não utiliza o adereço com frequência. "A rainha levou o presente com ela e acho que acabou em Balmoral [castelo de verão, na Escócia]. Não acho que ela o use em público, mas sei que se tornou uma piada de família muito adorada", revelou Robert.


+Saiba mais sobre a monarquia britânica com as obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018)

Link - https://amzn.to/2T9uEuc

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012)

Link - https://amzn.to/2FBPL08

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013)

Link - https://amzn.to/35CrWjh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.