Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Esporte

Partida interrompida: Quando o ex-presidente Washington Luís ficou sem paciência em um jogo de futebol

Naquele dia, em 13 de novembro de 1927, quase 40 mil pessoas ocuparam a arquibancada do Estádio de São Januário para assistir ao encontro entre os times do Vasco e do Santos

Coluna - José Renato Santiago Publicado em 29/08/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Estádio de São Januário - Bernardo1989/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia do Estádio de São Januário - Bernardo1989/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Rio de Janeiro, 21 de abril de 1927. Inauguração do Estádio de São Januário. A construção de um estádio próprio era a última barreira que ainda impedia o Clube de Regatas Vasco da Gama de participar da principal liga que comandava o futebol carioca, a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos).

Anteriormente, a equipe cruzmaltina se recusara a excluir 12 jogadores (negros) de seu plantel, por ordem da liga, sob o pretexto de terem “profissões duvidosas”. O Vasco foi forte, e em apenas 10 meses, com recursos de seus torcedores, construiu o maior estádio do continente americano à época. Um motivo de orgulho.

O local foi emblemático. O clube adquiriu o terreno da antiga Chacrinha da Marquesa, presente que a Marquesa de Santos ganhou de dom Pedro I, e que se localizava na Rua Abílio, na Colina de São Januário. A Rua São Januário terminava justamente naquela área, propriedade de Carlos Kuenerz, que acertou a negociação em janeiro de 1926.

O registro de propriedade do terreno foi firmado em junho daquele ano. Nota-se que nada foi fácil e, mais ainda, que os cruzmaltinos foram rápidos em seu propósito. Durante sua construção, por ordem do próprio presidente da República, Washington Luís, teve proibido o pedido de importação de concreto oriundo da Europa, similar ao já utilizado no Jockey Club da cidade, construído pela mesma empresa responsável pelo projeto do estádio. Tudo conspirava contra.

Ainda assim, na inauguração, no jogo entre a equipe cruzmaltina e o alvinegro praiano, o Santos, lá estava Washington Luís para receber os louros da glória. Naquele dia, os paulistas levaram a melhor por 5 a 3. Uma linda festa.

Em seu primeiro ano de mandato, Washington Luís, que não tinha qualquer interesse ou gosto pelo futebol, identificou aquilo como algo que poderia ser muito importante para sua popularidade. Por causa disso, tratou de levar todo o seu ministério para a final do Campeonato Brasileiro de Seleções, que aconteceria no estádio do Vasco em 13 de novembro daquele ano.

Quase 40 mil pessoas lotaram o Estádio de São Januário para assistir ao encontro entre cariocas e paulistas. A seleção do então Distrito Federal, os cariocas, chegou à final após passar por cima dos gaúchos por 6 a 2. Já os paulistas, naquele mesmo estádio, tinham despachado, de forma convincente, os baianos, por 7 a 1. Não havia favoritos.

A partida estava dura e se encaminhava para o final, empatada por 1 a 1, com gols de Osvaldo, para os cariocas, e Feitiço, para os paulistas. O que mais interessava para Washington Luís era o fato de o jogo, uma grande chatice para ele, estar chegando ao final. Mas as coisas não acabariam tão facilmente assim para ele. Aos 33 minutos do segundo tempo, o árbitro Ary Amarante marcou um pênalti a favor dos cariocas.

Era o início de uma confusão que logo ficou generalizada. Os paulistas revoltados com a marcação do pênalti não queriam deixar que a cobrança fosse feita. Impaciente, Washington Luís, ansioso por ir embora, ordenou a um oficial de seu gabinete que resolvesse a confusão.

Chegando ao campo, o oficial se dirigiu aos jogadores paulistas Amílcar e Feitiço e os informou que o presidente da República queria que o jogo fosse reiniciado imediatamente. Mal acabou de falar, precisou ouvir o recado de Feitiço: “Pois fale para o doutor Washington Luís que lá em cima, na tribuna de honra, manda ele, mas aqui embaixo, no campo, mandamos nós, os jogadores”.

Foi o sinal para que os paulistas resolvessem abandonar o campo. Coube a Osvaldo efetuar a cobrança do pênalti para o gol vazio. O gol do título dos cariocas. Restou a Washington Luís bufar de “raiva” e decidir que jamais voltaria a colocar os pés em um estádio de futebol. Alguns jogadores paulistas foram suspensos por causa do episódio.

Feitiço só foi perdoado no ano seguinte, pelo interesse da CBD (atual CBF) em contar com o atacante no amistoso da Seleção Brasileira frente à equipe escocesa do Motherwell. A vitória foi brasileira, por 5 a 0, com quatro gols dele.

Feitiço estava de volta... O atacante, no entanto, não participou da Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, por causa da recusa dos atletas paulistas de fazerem parte daquele grupo formado por atletas cariocas. Já Washington Luís, ao apoiar Júlio Prestes, que viria a vencer as eleições presidenciais em 1930, acabou preso, o que foi o gatilho para a revolução liderada por Getúlio Vargas, que fora seu ministro da Fazenda.

O Estádio de São Januário, por outro lado, continuou como o maior do Brasil até abril de 1940, exatamente na semana quando completava 13 anos, com a inauguração do Estádio do Pacaembu, em São Paulo.


+Saiba mais sobre a história do esporte através de obras disponíveis na Amazon: 

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020 ) - https://amzn.to/2CqpUtJ

Psicologia do esporte, de Dietmar Samulski (2008) - https://amzn.to/2AVENUi

Fisiologia do Esporte e do Exercício, de W. Larry Kenney, David L. Costill e Jack H. Wilmore (2020) - https://amzn.to/315r0Wd

Esportes, de Daniel Tatarsky (2017) - https://amzn.to/3hMqrqb

História dos esportes, de Orlando Duarte Figueiredo (2004) - https://amzn.to/2YVFKnC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W