Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

10 curiosidades que dão um nó na cabeça e mudam a nossa noção de tempo

Cleópatra está mais próxima da invenção do Iphone do que da construção da Pirâmide de Gizé; confira particularidades para entender a História de maneira diferente

Joseane Pereira Publicado em 13/01/2020, às 10h00 - Atualizado em 25/06/2021, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Tenochtitlán - Getty Images
Ilustração de Tenochtitlán - Getty Images

1. O Império Asteca surgiu depois da Universidade de Oxford

Universidade de Oxford / Crédito: Getty Images

Segunda universidade mais antiga da Europa, Oxford começou seu funcionamento em meados do ano 1096, crescendo rapidamente quando Henrique II da Inglaterra proibiu que alunos ingleses fossem para a Universidade de Paris. Já os Astecas dominaram o Vale do México por volta do ano 1325 d.C., fundando Tenochtitlán e dândi início ao seu Império.


2. O Império Otomano ainda existia quando a URSS foi criada

No ano de 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas era formalmente criada, incorporando 15 repúblicas para se transformar no maior país do mundo. Enquanto isso, o Império Otomano — que surgiu por volta do ano 1300 d.C. — era dividido entre os vitoriosos da Primeira Guerra Mundial.


3. A invenção do Iphone está mais próxima de Cleópatra do que a construção da Pirâmide de Gizé

Rainha Cleópatra do Egito / Crédito: Getty Images

Nascida em 69 a.C., Cleópatra VII foi a última governante do Egito. Cerca de 2.500 anos antes, a Grande Pirâmide de Gizé era construída. E o Iphone, tão distante do Egito Antigo, foi produzido 2 mil anos após a vida de Cleópatra.


4. Em cerca de 100 anos, todas as pessoas do planeta estarão mortas

Segundo cientistas da Universidade de Nova York, o tempo máximo de vida de um ser humano é 122 anos. Ou seja, dentro desse tempo estimado, toda a população do planeta Terra terá sido reciclada — dando origem a uma humanidade muito semelhante em termos culturais.


5. Anne Frank, Martin Luther King e Fernanda Montenegro nasceram no mesmo ano

Anne Frank, Fernanda Montenegro e Martin Luther King Jr. / Crédito: Divulgação/Creative Commons

Essas três personalidades, que pertencem a países e realidades históricas tão diferentes, nasceram no ano de 1929. Enquanto Anne Frank faleceu com apenas 15 anos, Martin Luther King Jr. foi assassinado por arma de fogo quando tinha 39 anos. Fernanda Montenegro, uma das maiores atrizes da televisão brasileira, fará 92 anos em outubro de 2021.


6. Se a linha do tempo do Universo virasse um calendário, os seres humanos surgiriam no último segundo do último minuto de dezembro

Citada pelo grande astrônomo Carl Sagan em um episódio da série Cosmos, essa chocante informação nos possibilita entender a vastidão do Universo: toda a história da raça humana surgiria por volta das 23:59 do dia 31 de dezembro.


7. A guilhotina ainda era usada na Europa quando “Os Embalos de Sábado a Noite” foi lançado

Saturday Night Fever / Crédito: Getty Images

A última pessoa a ser guilhotinada na Europa foi o francês Hamida Djandoubi, acusado de torturar e executar sua namorada. No mesmo ano, em 1977, filmes como Star Wars e Os Embalos de Sábado a Noite atraíam milhares de pessoas nos cinemas.


8. O atentado de 11 de setembro está mais próximo da queda do Muro de Berlim do que da atualidade

Em 1989, caía o grande Muro de Berlim. 12 anos depois, aeronaves colidiam contra dois edifícios do World Trade Center — evento que está 20 anos distante do presente.


9. Entre o ano de sua descoberta e rebaixamento, Plutão não completou uma volta ao redor do Sol

O planeta Plutão / Crédito: Getty Images

No ano de 1930, o astrônomo estadunidense Clyde Tombaugh descobria o pequeno Plutão em um observatório do Arizona. 76 anos depois, em 2006, o satélite — que demora 248 anos para dar uma volta completa ao redor do sol — deixaria de ser um planeta.


10. Se uma pessoa pairasse no céu sem o efeito da gravidade, ela daria a volta ao mundo em 24 horas

A Terra demora aproximadamente 24 horas para dar uma volta sobre seu próprio eixo, dando origem aos dias e às noites. Caso alguém se libertasse da força gravitacional, esse seria o tempo para o planeta girar completamente abaixo dela.


+Saiba mais sobre fatos históricos através das obras disponíveis na Amazon

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking - https://amzn.to/3a6jL27

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa, de Emma Marriot - https://amzn.to/2FNogRq

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari - https://amzn.to/2NCiLtd

O perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie - https://amzn.to/380xq8Z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W