Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Há 119 anos, nascia o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade

Neste dia em 1902, o autor mineiro vinha ao mundo que lhe consagraria como um dos maiores nomes da literatura

Pamela Malva, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 31/10/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do poeta Carlos Drummond de Andrade - Wikimedia Commons
Fotografia do poeta Carlos Drummond de Andrade - Wikimedia Commons

No dia 30 de outubro de 1902, há exatos 118 anos, a cidade de Itabira, em Minas Gerais, conheceu Carlos Drummond de Andrade. Naquela tarde, quando ele nasceu, um anjo torto, “desses que vivem na sombra”, disse-lhe para “ser gauche na vida”.

De gauche, no entanto, Carlos não tinha nada. Apesar de tímido, o garoto logo cresceu para se tornar um dos poetas mais influentes do século 20. “O homem atrás do bigode”, que era “sério, simples e forte”, virou um expoente do Modernismo brasileiro.

Podendo ser considerado um pouco controverso por suas opiniões, o poeta, que também era cronista, encontrou beleza no mais claro enigma e nas “coisas findas, muito mais que lindas”. Suas memórias foram além do desajustado que ele dizia ser.

Fotografia de Itabira, em Minas Gerais, em 1955 / Crédito: Wikimedia Commons

Eu maior que o mundo

Nascido em uma família tradicional, que há muito já estava estabelecida no país, Carlos rapidamente percebeu que seu “mundo vasto mundo” poderia caber em métricas e em rimas bem pensadas. Assim, ele criou os próprios versos.

Estudando farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, o poeta conheceu Emílio Moura, com quem fundou A Revista. Através da publicação, ele e alguns outros amigos disseminavam as teorias e belezas do modernismo por onde podiam.

Ainda que a grande paixão do cronista fosse escrever — coisa que ele fez até o último dia —, Drummond também trabalhou como servidor público durante anos. Sempre muito quieto, mas querido, formou uma família ao lado de Dolores Dutra de Morais.

Carlos Drummond de Andrade (à direita) em jantar / Crédito: Wikimedia Commons

Eu igual ao mundo

Saído do romantismo de Castro Alves e do realismo de Eça de Queiroz, Drummond escrevia buscando a liberdade teorizada por Mário e Oswald de Andrade. Inspirado por temáticas cotidianas, o poeta não se preocupava com versos e silabas métricas.

Durante toda sua vida, Drummond passou pela poesia irônica, social, metafísica e erótica — sendo que a última o acompanhou até o final. Foram 84 de pura poética até que o escritor finalmente fechou seus olhos, em 17 de agosto de 1987.

Vítima de um infarto e de insuficiência respiratória, Drummond deixou suas palavras para trás, junto de uma nova teoria sobre o fazer poético. Por sorte, ele percebeu, ainda em vida, que “nada pode o olvido, contra o sem sentido apelo do Não”.


+Saiba mais sobre as obras do poeta através os livros abaixo, disponíveis na Amazon:

A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade (2012) - https://amzn.to/2QYfOor

Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade (2012) - https://amzn.to/3ayjsNl

Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade (2012) - https://amzn.to/2yp1z5x

Amar se aprende amando: Poesia de convívio e de humor, de Carlos Drummond de Andrade (2018) - https://amzn.to/2WUEu4V

Antologia poética, de Carlos Drummond de Andrade (2012) - https://amzn.to/2UxT156

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W