Matérias » Família Imperial

"Uma figura absolutamente solitária": historiadora reflete sobre vida íntima de Maria Leopoldina

Durante entrevista exclusiva para a Aventuras, Mary del Priore ressaltou sobre o poder político da imperatriz

Penélope Coelho Publicado em 15/07/2020, às 08h00

Retrato de Leopoldina
Retrato de Leopoldina - Wikimedia Commons

Em conversa com a redação do site Aventuras na História, a escritora, historiadora e professora Mary del Priore discutiu alguns fatores da personalidade de Leopoldina, primeira esposa de Dom Pedro I. Sabe-se que a relação mantida pelo casal foi extremamente complicada. Além de lidar com as diversas traições do marido, Leopoldina também era constantemente ignorada.

Durante uma live realizada no mês de junho, a especialista em história do Brasil levantou aspectos pouco comentados sobre a personalidade da imperatriz. De acordo com a escritora, Leopoldina chegou a acompanhar Dom Pedro I em funções oficiais: “Quem recebia os marinheiros, ingleses, irlandeses era Leopoldina, o inglês de Dom Pedro I era macarrônico, francês idem [...] ela foi muito companheira dele”.

Esse inclusive foi outro aspecto levantado pela historiadora durante a entrevista: a fidelidade de Leopoldina: “Na correspondência dela com sua irmã, ela escreve o tempo todo dizendo sua total decepção com o marido [...] Leopoldina foi uma figura absolutamente solitária, que apesar de todo esse sofrimento, vai acompanhar Dom Pedro I, ela não o desampara em momento nenhum”, afirmou Mary.

Del Priore também destacou as preocupações de Leopoldina com seus filhos: “Estamos acostumados a olhar para Leopoldina vendo um certo ‘coitadismo’. Por trás dessa mulher que sofreu, existia uma cabeça coroada. Havia uma mulher que tinha um projeto pros filhos dela, e ela queria que os filhos tivessem esse império, ela vai lentamente cedendo à ideia de que o Brasil pode ser interessante para seus filhos”, concluiu a historiadora.

Confira a entrevista na íntegra: 


+Saiba mais sobre a família imperial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

D. Maria I: As perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como "a louca", de Mary del Priore (2019) - https://amzn.to/3j3nZfu

Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Coleção Princesa Isabel. Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Retratos do Império e do Exílio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/35PKgWP

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W