Matérias » Sobrenatural

Valak: O demônio que inspirou Invocação do Mal 2 e A Freira

Alguns acreditam também que o anjo caído tenha protagonizado uma famosa história bíblica

Isabela Barreiros Publicado em 21/10/2019, às 19h00

None
- Divulgação

Valak é um dos 62 demônios descritos por Rei Salomão no grimório pseudepigráfico do século 17, A Chave Menor de Salomão. Ele é um dos mais ferozes e poderosos demônios, sendo responsável por liderar 32 legiões destes seres. Valak também é visto como o presidente do inferno.

O livro, geralmente atribuído ao Rei Salomão, tem cinco partes e lista os demônios que ele foi capaz de domar. Os capítulos contam com explicações e instruções de como convocar e controlar os seres para que eles realizem seus desejos.

Valak, ou Volac, Valu, Valac e Ualac, é representado como um anjo caído, assim como muitos outros demônios. Ele teria um rosto de criança com asas de anjo, sendo assim muito bom em manipular suas vítimas por conta de sua aparência angelical. Mas, na verdade, a criatura é blasfemadora, gostando de provocar tensões como luxúria, infidelidade e até incesto.

Crédito: Wikimedia Commons

 

Em Invocação do Mal 2, o demônio aterroriza uma família em Londres, jurando acabar com a vida de todos os presentes. O casal de demonólogos Ed e Lorraine Warren é chamado para tentar lidar com o ser, mas Lorraine acaba sendo muito afetada pelo demônio, que é visto na figura de uma freira, tanto nesse filme quanto no longa A Freira.

Valak também é descrito em outra situação muito famosa da Bíblia. Alguns acreditam que ele possa ter sido a cobra que enganou Eva no Jardim do Éden. Guiado por seu gosto pelo pecado e pela desobediência, o demônio foi responsável pela tentação de Adão e Eva.

O animal é associado tanto à crueldade quanto ao desejo carnal — ambas características que também são associadas ao demônio. Ele teria sido a causa da rejeição de Deus aos jovens, atuando como uma criatura mais impiedosa que até mesmo Lúcifer, ou Lilith.


Saiba mais sobre demônios e criaturas sobrenaturais a partir dos livros a seguir:

1. Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais, Gerald Brittle (2016) - https://amzn.to/2J8hbNq

2. Invocadores do Mal, Warren Wicks (2016) - https://amzn.to/33SPeRk

3. A clavícula de Salomão, Samuel Lidell Mathers (2015) - https://amzn.to/35Xssdg

4. Demônios da Goetia em Quadrinhos, Raphael Fernandes, Daniel Canedo e Caio H. Amaro (2017) - https://amzn.to/2J7e1sX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.