Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra

Veja 5 fatos sobre a Batalha da Floresta de Teutoburgo antes de assistir Bárbaros, série da Netflix

Nova produção da plataforma de streaming é inspirada no conflito que definiu a maior derrota do Império Romano

Giovanna Gomes Publicado em 16/10/2020, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto oficial da série - Divulgação/Netflix
Foto oficial da série - Divulgação/Netflix

Recentemente a Netflix anunciou a produção de uma nova série sobre que envolve um dos episódios mais importantes da Europa. Ambientada na impressionante Batalha da Floresta de Teutoburgo, "Bárbaros" conta com seis episódios na primeira temporada e estreia no dia 23 de outubro.

“Durante a Batalha da Floresta de Teutoburgo em 9 d.C., os destinos de três vidas estão conectados uns aos outros quando as tribos germânicas tentam impedir a expansão do Império Romano”, diz um trecho da sinopse. “A primeira série histórica do Netflix Original foi criada com grande força narrativa: um drama de ação espetacular e altamente emocional, uma história emocionante que inspira o espectador com a maior autenticidade possível". 

Pensando nisso, o site Aventuras decidiu listar 5 fatos sobre a batalha da vida real antes de você assistir a nova produção da Netflix. Confira!

1. Traição

[Colocar ALT]
Estátua de Varus, na Alemanha - Flickr

A batalha compreende uma história de traição. No ano 35 do reinado de Augusto (9 d. C.),  Arminius, um militar germânico que era de confiança dos romanos, se voltou contra eles.

No intuito de atraí-lo para uma emboscada, Arminius informou ao governador da Germânia, Públius Quinctílius Varus, acerca de uma revolta que estaria ocorrendo em Haltern.

No entanto, enquanto seguia em direção ao local com seu exército, foi surpreendido pelos ataques dos germanos. Arminus, que estava com romanos, juntou-se ao outro lado e desapareceu.

2. Local perfeito

Como tinha conhecimento de toda a política dos romanos, Arminius sabia que no mês de setembro Varus deixaria seu acampamento de verão que ficava próximo à atual cidade de Minden em direção ao acampamento de inverno, em Haltern. Ele também tinha ideia de que levaria com ele as três legiões que comandava, as quais junto às forças de apoio, chegavam a um número em torno de 36 mil homens.

Floresta de Teutoburgo, Alemanha / Crédito: Wikimedia Commons

Além disso, Arminius conhecia bem a Floresta de Teutoburgo, por onde Varus teria de passar, e sabia de todos os perigos nela presentes, tais como bosques impenetráveis, caminhos estreitos e chuvas frequentes. Mas os romanos não a conheciam e, por isso, era o lugar perfeito para atacá-los. 

3. Arminius

Sabendo dos tópicos anteriores, você deve se perguntar: quem era Arminius? Bom, ele nasceu em 16 a.C., na região em que hoje fica a cidade de Minden, na Alemanha. Seu pai, Segimerus, era chefe da tribo dos queruscos. 

Em 8 a.C., Tibério fez uma proposta ao pai dele: o filho receberia uma educação militar e entraria para o exército de Roma caso apoiasse o general. Segmerus aceitou a proposta e o menino foi levado para ser educado pelos romanos. 

No entanto, quando tornou à terra natal, já adulto, Arminius mudou de pensamento. O militar ficou muito insatisfeito com os efeitos do domínio romano sobre a Germânia e resolveu lutar pelos germânicos.

4. Um grande desastre (para os romanos)

Conhecida como Desastre de Varus, A batalha representou a maior de todas as derrotas do Império Romano.

Quando Varus assumiu o governo da Germânia, houve uma grande expectativa de expansão do Império e o exército romano era considerado invencível.

No entanto, com a perda da batalha, esse otimismo cessou. Poucos dos 30 mil militares romanos sobreviveram, enquanto apenas mil dos 32 mil germânicos perderam a vida.

5. Nacionalismo alemão

Por ter defendido seu povo, Arminius tornou-se um herói e foi exaltado como um símbolo do nacionalismo alemão.

Entre os anos de 1838 e 1875 foi construída uma estátua em homenagem ao militar, a qual foi colocada na floresta de Teotoburgo, onde permanece até hoje. Todos os anos, o memorial recebe turistas atraídos pela história da famosa batalha.

Memorial de Arminius na Alemanha - Needpix

+Saiba mais sobre o Império Romano por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Roma: A História De Um Império, de Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/2Ys2Un0

SPQR - Uma história da Roma antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/2YlQAot

Declínio e queda do império romano, de Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2WgIDy9

História de Roma: Da Fundação à Queda do Império, de Indro Montanelli (2017) - https://amzn.to/35o7t34

História de Roma, de Pierre Grimal (2011) - https://amzn.to/2SrcEKl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W