Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Hollywood

Vencendo o preconceito: A amizade entre Marilyn Monroe e Ella Fitzgerald

A relação entra a atriz e a cantora de jazz se tornou um símbolo de luta contra o racismo nos Estados Unidos

Penélope Coelho Publicado em 27/12/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marilyn Monroe (esq) e Ella Fitzgerald (dir) - Wikimedia Commons
Marilyn Monroe (esq) e Ella Fitzgerald (dir) - Wikimedia Commons

Os nomes de Marilyn Monroe e Ella Fitzgerald são extremamente conhecidos. Em diferentes áreas, ambas foram figuras marcantes para a arte no geral, nos Estados Unidos.

A amizade de uma das maiores estrelas de Hollywood com uma das vozes mais potentes do jazz, se tornou inesperadamente um símbolo de luta contra a segregação racial em plena década de 1950.

O início de uma relação duradoura 

O caminho da atriz norte-americana se cruzou com o da intérprete, no ano de 1954, na ocasião, Monroe foi assistir a um show de Fitzgerald, em Los Angeles. Encantada com tamanho talento, Marilyn se aproximou de Ella, iniciando uma amizade fiel que durou até o final de sua vida.

A admiração entre elas não era segredo para ninguém, durante uma entrevista para uma revista dos EUA, quando questionada sobre suas preferências musicais, a protagonista de O Pecado Mora ao Lado (1955) não hesitou em dizer: "Minha pessoa favorita, e eu a amo como pessoa e como cantora, acho que ela é a melhor, é Ella Fitzgerald".

Fotografia de Marilyn Monroe em evento / Crédito: Wikimedia Commons

Prova de amizade

Na década de 1950, Fitzgerald já era uma potência do Jazz, mas, apesar do reconhecimento, a mulher não foi poupada de enfrentar o preconceito e o racismo no auge da segregação racial.

Mesmo fazendo sucesso, a cantora era proibida de se apresentar em grandes clubes por ser uma mulher negra. Consequentemente sua carreira foi prejudicada, já que em espaços menores ela não conseguiria alcançar o grande público.

Impedida de vivenciar a liberdade que era permitida para os brancos, Ella não podia se apresentar em uma das maiores casas de show de Hollywood, Mocambo. Fitzgerald sabia que seria uma oportunidade de ouro performar no local — que era frequentado pelas maiores estrelas da época.

Ella Fitzgerald durante apresentação / Crédito: Wikimedia Commons

No auge de sua fama, Marilyn ficou indignada ao saber da situação que sua amiga passava. Por isso, não pensou duas vezes ao tomar uma decisão que mudaria tudo. Monroe sabia de sua influência e usou disso para ajudar sua amiga. Na ocasião, a atriz ligou para o dono da casa noturna e propôs um acordo.

Caso Ella pudesse se apresentar na Mocambo, a atriz de Hollywood sentaria na primeira fila durante todos os shows da cantora, trazendo outros famosos para o local, dando mas visibilidade ao estabelecimento.

Com a aprovação do diretor, a estrela cumpriu sua promessa e compareceu em todas as apresentações de sua amiga, levando com ela grandes personalidades como Judy Garland e Frank Sinatra.

Com isso, Fitzgerald se consolidou para sempre na história da música e a mulher foi eternamente grata pelo apoio de Marilyn.

"Eu devo a Marilyn Monroe uma verdadeira dívida [...] foi por causa dela que eu me apresentei na Mocambo [...] A imprensa delirou. Depois disso, eu nunca tive que cantar em pequenos clubes de jazz novamente. Ela era uma mulher incomum, à frente de seu tempo. E ela não sabia disso", disse EllaFitzgerald, em entrevista.


+Saiba mais sobre Marilyn Monroe por meio de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil:

Fragmentos: Poemas, Anotações Íntimas, Cartas, de Marilyn Monroe (2011) - https://amzn.to/2QA6UgD

Marilyn, de Norman Mailer (2013) - https://amzn.to/2wqNIex 

Uma Noite com Marilyn Monroe, de Lucy Holliday (2016) - https://amzn.to/2xY5JkvMy

Story (Edição Inglês), de Marilyn Monroe (2016) - https://amzn.to/2JaWi3s

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W