Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade: Veja a verdadeira história por trás do filme

Em À Procura da Felicidade, o público acompanha a história de um homem se viu falido e teve de sair às ruas para encontrar sustento

Redação Publicado em 14/04/2020, às 17h50 - Atualizado em 28/03/2024, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À Procura da Felicidade: Ficção e realidade - Divulgação
À Procura da Felicidade: Ficção e realidade - Divulgação

Indicado ao Oscar de Melhor Ator no ano de 2007, Will Smith fez centenas de milhares de pessoas chorarem com a trama de À Procura da Felicidade. Desde seu lançamento, em 2006, o filme já emocionou diversas gerações.

Poucos se lembram, entretanto, que a história protagonizada por Will e seu filho Jaden é, na verdade, baseada em fatos. Aos 66 anos, Christopher Gardner, que serviu de inspiração para o filme, hoje é um empresário e palestrante motivacional.

No início de sua trajetória, que em muito se parece com o longa, Christopher tinha um total de 25 dólares em sua carteira, explica a Isto É. Atualmente, com vários prêmios nas estantes, ele tem uma fortuna estimada em mais 600 milhões.

Cena final de À Procura da Felicidade, quando Chris passa pelos personagens do filme / Crédito: Divulgação

Antes da claquete

Natural de Wisconsin, Chris nunca teve bons modelos de paternidade e viveu uma infância turbulenta ao lado de suas três meia-irmãs. Entre brigas e conflitos da mãe e do padrasto violento, Chris foi para um orfanato.

Foi em um dos abrigos, inclusive, que o menino conheceu outros familiares. Chris decidiu se alistar na Marinha dos Estados Unidos.

Em 1974, apaixonado pela profissão, ele foi dispensado da marinha e estava mais do que animado para seguir a carreira de médico. Por dois anos, Chris administrou um laboratório e casou-se com Sherry Dyson, em junho de 1977, explica ele na obra "À Procura da Felicidade".

A aposta 

Pouco antes de completar seus 26 anos, entretanto, todo glamour da carreira médica desapareceu aos olhos de Chris e ele decidiu abandonar a ideia. Ao confrontar Sherry com sua nova escolha, o jovem viu seu relacionamento desabar.

Ainda casado, ele conheceu uma estudante de odontologia chamada Jackie e os dois começaram a namorar. Em pouco tempo, os dois tiveram um filho e passaram a morar juntos. Em 1986, Chris e Sherry assinaram os papéis de divórcio.

Sem grandes perspectivas, Chris passou a vender equipamentos médicos como forma de sustento — salário este que mal sustentava a família toda. Foi nessa época, ofertando máquinas de porta em porta, que o homem conheceu Bob Bridges.

Dono de uma Ferrari vermelha, Bob explicou que ganhava dinheiro como corretor da bolsa. Assim, impressionado pelo carrão e pela quantia no bolso do colega, Chris decidiu qual seria sua próxima carreira.

Com a ajuda de Bob, Gardner entrou no mundo dos investimentos e conheceu gerentes das principais agências. Ele deixou a venda de máquinas de lado e tentou a vida como corretor da bolsa. Até um emprego novo conseguiu.

Quando chegou ao escritório para seu primeiro dia, contudo, ele descobriu que seu contratante havia sido demitido. Como se não fosse o suficiente, o dinheiro curto estava causando brigas constantes entre ele e a esposa.

Chris chegou a ser preso por dez dias, devido a diversas multas de estacionamento não pagas. É a partir desse momento que a vida encontra a arte e, como no filme, Chris vai para uma entrevista de estágio. Ele consegue uma chance no programa de treinamento da corretora Dean Witter Reynold.

Abandonado pela esposa e cuidando da criança, o homem se vê falido mais uma vez e passa a morar na rua. Juntos, pai e filho dormiam em abrigos, parques ou até em banheiros de estações de trem. Depois de muito tempo, com a ajuda do Reverendo Cecil Williams, Chris passou a morar em um abrigo com o menino.

"Eu não ganhava nada. Meus colegas não sabiam que de noite, meu filho e eu dormíamos em abrigos de mendigos, banheiros e parques", disse ele em entrevista de 2007 à IstoÉ.

Christopher e seu filho / Crédito: Divulgação

O começo da subida

Foi em 1981 que conseguiu a licença para operar, de fato, na Bolsa de Valores. Em seguida, conseguiu um cargo na firma Bear Stearns & Company. Era o começo de seu sucesso.

Em 1987, Chris ajudou a criar a corretora Gardner Rich & Co, em Chicago. Em poucos meses, lucrando com sua participação na empresa, ele fechou um acordo milionário e tornou-se fundador e CEO da Christopher Gardner International Holdings.

Sua vida de milionário norte-americano se encaixou perfeitamente em seu caráter gentil e Christopher Gardner logo se tornou um empresário premiado. Em 2006, ele publicou sua autobiografia e tornou-se produtor do filme estrelado por Will Smith, que, diga-se de passagem, Chris não achava ser bom o suficiente para representá-lo.