Matérias » Família Real Britânica

'Vida longa à Rainha': a rotina por trás longevidade de Elizabeth II, segundo autor

Atualmente, aos 94 anos, a monarca está muito bem para sua idade e de acordo com o autor Bryan Kozlowski, existem alguns fatores para isso

Penélope Coelho Publicado em 18/01/2021, às 16h14 - Atualizado às 16h15

Fotografia de Elizabeth II, em 2015
Fotografia de Elizabeth II, em 2015 - Wikimedia Commons

Após assumir o trono britânico em 1952, atualmente Elizabeth II é monarca que por mais tempo ocupa esse cargo. A rainha de 94 anos de idade é conhecida por sua longevidade. Ela vivenciou momentos históricos do mundo, desde a Segunda Guerra Mundial até o atual momento de pandemia global.

Contudo, a rainha não é a única pessoa de sua família conhecida por seu longo tempo de vida: sua mãe viveu até os 101 anos de idade e o marido da monarca, príncipe Philip,tem atualmente 99 anos.

Em entrevista para o jornal New York Post, em dezembro de 2020, o autor e especialista da cultura britânica Bryan Kozlowski, falou sobre alguns aspectos que ele acredita que são essenciais para justificar a longevidade de Elizabeth II.

No livro Long Live the Queen: 23 regras para o viver da monarca mais antiga da Grã-Bretanha, Kozlowski explora 'segredos' da rainha para chegar aos 94 anos completamente lúcida e saudável!

Elizabeth II ainda jovem, em 1953 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Treinos e dieta

Na obra de Bryan, o autor faz alguns destaques para o estilo de vida que a monarca leva, como, o tipo de exercício físico favorito da britânica. O pesquisador explica que a rainha prefere fazer “exercícios leves”, ao invés de seguir uma rotina rigorosa de treinos.

Acredita-se que desde jovem, Elizabeth faça caminhadas com seus cães, além de montar a cavalo. O escritor revela que para a rainha os melhores exercícios são aqueles que lhe dão prazer.

Kozlowski também fala sobre a dieta balanceada da alteza real, que segundo ele, prefere refeições simples. O autor detalha que a monarca costuma comer guloseimas somente em situações ocasionais. “Ela sempre vai levar a menor fatia de bolo”, conta Bryan.

Quando o assunto é o consumo de álcool a monarca também é controlada, mas, não deixa de aproveitar. A rainha tem o costume de tomar gim ou vinho pela manhã, seguido de champanhe no almoço, contudo, jamais deixou que o consumo de bebidas alcóolicas a atrapalhassem.

Rainha Elizabeth II tomando uma bebida / Crédito: Getty Images

 

Ritual de beleza e saúde

No livro, o autor fala ainda sobre a rotina de beleza e cuidados com a pele, que são seguidas por Elizabeth II. Segundo o pesquisador, a monarca não é adepta de produtos excessivamente caros. Além disso, a mãe de Charles não costuma exagerar na maquiagem e desde jovem se protege da exposição solar — que pode envelhecer a pele com o passar dos anos.

Contudo, os cuidados de beleza não são os únicos que justificam a longevidade da rainha, a alteza também cuida muito bem de sua saúde mental.

Segundo Bryan Kozlowski a Lilibet segue o conceito de ser responsável pelas próprias emoções. O autor destaca que para a monarca é muito fácil se adaptar, o que a ajuda a seguir realizando sua função, mesmo após tantos anos.

“Ela tem essa vontade de se adaptar, o que acaba com o estresse insidioso que você recebe ao resistir à mudança [...] Isso contribui para a longevidade e uma existência gratificante, com certeza”, diz o pesquisador.

Além disso, para se manter atualizada e ter sempre a mente ocupada, a rainha gosta de estudar. Definida como uma pessoa curiosa, o autor revela que a monarca passa horas de seu dia revisando documentos antigos, a fim de memorizar questões políticas e constitucionais. Bryan acredita que por esses, e outros aspectos, não será difícil que Elizabeth II ultrapasse a idade de sua mãe e viva por muitos anos ainda.


++Saiba mais sobre a rainha Elizabeth II através das grandes obras disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du