Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

(Vídeo) A brilhante trajetória da historiadora Mary del Priore: 'Sou apaixonada pelo que faço'

No vídeo de hoje, conheça fatos que marcam a carreira de uma das maiores historiadoras e escritoras do país

Redação Publicado em 18/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da historiadora Mary del Priore - Divulgação/ Instagram/ @marydelpriore.ofc
Fotografia da historiadora Mary del Priore - Divulgação/ Instagram/ @marydelpriore.ofc

Com um total de 52 livros publicados no mercado editorial e 10 prêmios, Mary del Priore se tornou um dos nomes mais conceituados quando se trata de História. 

Nascida no Rio de Janeiro, Mary desenvolveu seu interesse pela área quando ainda era uma criança. “Sempre fui má aluna de todas as matérias, menos em História”, diz ela em entrevista exclusiva ao site Aventuras na História.

Foi assim que tomou gosto pelos enigmas do passado. “Eu lia sobre tudo, desde viagens, vidas de pessoas, biografias, aquilo me interessava enormemente”, explica Mary. Crescendo, casou, teve filhos, e depois de um tempo optou pela carreira acadêmica. Entre os 26 e 27 anos, iniciou sua trajetória com um curso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Era apenas um começo de uma trajetória brilhante. Autora de grandes obras como ‘Histórias da gente brasileira’, ‘Histórias Íntimas’, ‘O príncipe maldito’ e o mais recente ‘Á procura deles’, Mary é uma das homenageadas do prêmio 'Descobertas do ano'.

Desenvolvido pelo site Aventuras na História, a premiação busca homenagear historiadores, pesquisadores, autores, produtores e jornalistas que contribuem para que as áreas de História e a Ciência não sejam esquecidas em nosso país, principalmente em momentos de ódio. 

++Vídeo: Valdirene Ambiel, a arqueóloga que analisou os restos mortais de D. Pedro I e suas esposas

“Temos historiadores fenomenais em toda parte, teses excepcionais, mas acho que não existe a demanda da sociedade por história”, explica a historiadora. “Os brasileiros estão muito desinteressados de seu passado, eles têm até interesse em apagá-lo. E quando querem revivê-lo, o fazem da forma mais cruel, através do ódio". 

No vídeo abaixo, você confere alguns dos principais momentos da carreira de Priore.