Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ditadura

Vídeo: Em 2014, documentos evidenciaram a tortura na ditadura militar brasileira

No aniversário de 28 anos do golpe de 64, relembre o importante acontecimento no que se refere ao período sombrio enfrentado pelos brasileiros

Redação Publicado em 03/04/2022, às 06h00 - Atualizado às 23h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tanque circula em Brasília - Arquivo Nacional
Tanque circula em Brasília - Arquivo Nacional

Em 31 de março de 1964, os brasileiros vivenciaram o golpe militar que inaugurou os 21 anos de ditadura. O período, marcado por perseguições, tortura e mortes sempre foi alvo do negacionismo histórico, ou seja, quando fatos são negados e alvo de ataques. 

No entanto, um importante episódio ocorrido em 2014 evidenciou os horrores vividos pelas vítimas da ditadura. Um arquivo do governo americano foi trazido por Joe Biden, então vice-presidente durante a gestão Barack Obama, ao Brasil.

"O suspeito é deixado nu, sentado e sozinho em uma cela completamente escura ou refrigerada por várias horas. Na cela há alto-falantes, que emitem gritos, sirenes e apitos em altos decibéis. Então, o detido é interrogado por um ou mais agentes, que informam qual crime acreditam que a pessoa tenha cometido e que medidas serão tomadas caso não coopere. Nesse ponto, se o indivíduo não confessa, e se os agentes consideram que ele possui informações valiosas, ele é submetido a um crescente sofrimento físico e mental até confessar", diz um trecho do documento. 

O episódio completo pode ser relembrado no vídeo abaixo; confira!