Matérias » Brasil

Vídeo: A ilustre carreira de Hans Donner, o 'mago das vinhetas'

Com a estreia de Donner na TV CULTURA, o site Aventuras na História separa grandes feitos de sua carreira

Redação Publicado em 26/09/2021, às 09h00

Hans Donner durante gravação
Hans Donner durante gravação - Divulgação/JGC Filmes

Nascido na Alemanha e criado na Áustria, o designer Hans Donner pode ser considerado um dos maiores do Brasil, onde passou a maior parte de sua vida. Causou espanto quando, jovem e com carreira promissora na Europa, escolheu mudar-se para estas bandas.

Aqui, aquele jovem formado em Design em Viena, onde trabalhou em estúdios,  rapidamente conquistou seu espaço e assumiu o Departamento de Videografia da Rede Globo revolucionando toda a programação visual da empresa e seus produtos, desde a famosa marca.

Nestas criações já usou os conceitos de tempo e claro-escuro, que balizam permanentemente suas criações e que hoje o levam a desenvolver projetos de design, móveis, fachadas e ambientes em seu escritório de Design e Branding que tem como fio condutor o ‘tempo’.  “Quero adicionar design ao tempo”, declara.

Cultura & Design

Após mais de 40 anos na emissora, migra para a frente das câmeras e se une ao time do programa Cultura & Design em sua segunda temporada, na TV Cultura, apresentando o quadro Design com D, tratando o design como estilo de vida atual e futuro.

“Do mundo virtual 3D nas telas de televisão, estou mudando para o mundo real, palpável, com design de tempo (relógios), de móveis, luminárias, tapetes, obras de arte, prédios, brisas. Monumentos do tempo, para embelezar cidades no mundo”, afirma Donner, que tem usado o verbo fluir como fio condutor nesta nova jornada.

Hans Donner /Crédito: Arquivo pessoal

 

Entusiasta da Arquitetura, foi assim definido por aquele que considera ser um dos maiores, se não o maior, arquiteto brasileiro, Sérgio Bernardes: “Você faz cada um de nós sair do nosso mundo real, mas real, sem esse real falso que está aí. Você nos leva para uma realidade eletrônica extraordinária. Você faz o tapete mágico da imaginação de cada um existir com cada um. E este tapete mágico, que você faz existir em cada um, só você faz.”

A série Cultura & Design, em 13 episódios de 60 minutos cada, vai além do mundo do design e aborda a influência da arquitetura, construção e decoração em quadros que contam com diversos apresentadores e especialistas renomados do mercado, “proporcionando ao expectador uma experiência sensorial através das cores e dos movimentos de câmera”, como diz John Christian, diretor do C&D.

“Uma janela para falar com as pessoas com profundidade e convidá-las a viver seu tempo ou serem devoradas por ele, como a imagem do Deus Cronos que devora seus filhos”, nos fala Hans Donner.

Depois desta, uma série de novidades estão previstas na agenda  de Hans Donner ainda neste ano.

Pensando na grande estreia, o site Aventuras na História separou curiosidades sobre a carreira de Hans Donner no vídeo abaixo.