Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Vídeo: A trajetória de João W. Nery, primeiro homem trans a passar pela cirurgia de redesignação no Brasil

Encarando o preconceito presente na sociedade brasileira, João se tornou um dos nomes mais importantes da comunidade LGBTQIA+ brasileira

Redação Publicado em 04/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Nery ao lado de seu livro, 'Viagem Solitária – Memórias de um transexual 30 anos depois' - Divulgação/Facebook
João Nery ao lado de seu livro, 'Viagem Solitária – Memórias de um transexual 30 anos depois' - Divulgação/Facebook

Em 1977, João W. Nery estava decidido. Naquele ano faria uma cirurgia que mudaria sua vida para sempre. Na época, seu nome era Joana, contudo, não estava no corpo que pertencia.

Assim, passou pelos procedimentos cirúrgicos de mamoplastia masculinizadora (ou seja, a retirada dos seis) e histerectomia (remoção do útero). No entanto, era apenas o começo de uma longa caminhada.

“Ao assumir uma nova identidade, tive de negar todo o meu currículo acadêmico. Parei de dar aulas de psicologia na universidade e de atender no consultório. Passei décadas com medo de ser punido por tentar ser quem eu sou”, explicou anos depois à revista Claudia.

Encarando o preconceito ainda existente na sociedade brasileira, João quebrou barreiras como o primeiro homem trans a passar pela cirurgia de redesignação sexual no Brasil.

Pensando em sua esplêndida vida, o site Aventuras na História reuniu alguns dos principais fatos que marcam sua trajetória no vídeo de hoje do ‘Aventuras em 1 minuto’.

Confira abaixo.