Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Vídeo: A vida e a morte de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

O Segundo Reinado, período que compreende a ascensão do magnânimo, foi marcado por grandes momentos históricos

Redação Publicado em 21/08/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Dom Pedro II - Delfim da Câmara via Wikimedia Commons
Pintura de Dom Pedro II - Delfim da Câmara via Wikimedia Commons

Uma votação realizada pela Folha de SP em 2007, com a participação de 'intelectuais, políticos, artistas, religiosos, empresários, publicitários, jornalistas, esportistas e militares' procurava saber quem era o ‘Maior Brasileiro de Todos os Tempos’. Apesar de Getúlio Vargas ter ganhado com 16 votos entre 70 indicações, um nome chama atenção na lista.

Em décimo lugar aparece dom Pedro II, o último imperador do Brasil. A sua presença no ranking não deveria causar surpresa, afinal, o filho de Pedro I se destacou na história brasileira durante o Segundo Reinado.

A inteligência e humildade são algumas das características que cravaram o nome do monarca na História.

Durante seu tempo no poder, o magnânimo (como ficou conhecido) promoveu a Ciência brasileira, mas também lidou com grandes questões. Afinal, o Segundo Reinado não presenciou só a abolição da escravatura, mas também a sangrenta Guerra do Paraguai.

Cena da Novela 'Nos Tempos do Imperador' /Crédito: Divulgação: Rede Globo

Agora, os brasileiros relembram esse período histórico através da exibição da novela 'Nos Tempos do Imperador'. Exibida semanalmente na Rede Globo, a produção mistura fato e ficção ao abordar episódios que marcaram a vida do imperador e o cenário do país na época.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou fatos que marcaram a vida do monarca e o Segundo Reinado.

Confira abaixo.