Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Cultura

'Vila dos loucos': A curiosa história por trás da Gotham da vida real

Localizado na Inglaterra, o intrigante vilarejo serviu de inspiração para o nome da cidade vigiada pelo homem-morcego

Victória Gearini Publicado em 15/03/2021, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de Gotham do Batman - Divulgação / Batman Arkham Knight - Gameplay Trailer
Representação de Gotham do Batman - Divulgação / Batman Arkham Knight - Gameplay Trailer

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Gotham City, cenário central das histórias do famoso morcego da DC. Segundo as HQ’s, a grande metrópole é assolada por uma onda de crimes, sendo protegida pelo Batman. Contudo, o que poucos sabem é que essa história em quadrinho teria sido inspirada em um vilarejo real, localizado na Inglaterra. 

Embora a verdadeira Gotham seja diferente da cidade narrada nas histórias pela DC, a região com 1.600 habitantes esconde um passado muito mais curioso que foi passado através de lendas. 

Contexto histórico  

De acordo com o portal da Atlas Obscura, no passado a região fora alvo do rei João Sem-Terra, conhecido pelos altos impostos. Como consequência, precisavam de uma solução para escapar do monarca.

'Ilustração do rei João Sem-Terra / Crédito: Wikimedia Commons

Reza a lenda que ao chegarem no vilarejo, as autoridades presentes se depararam com moradores completamente dominados pela insanidade. Contudo, não passava de um plano para confundir as tropas de João.

A lenda

A BBC UK, em matéria de 2014, explica que em um dos episódios, por exemplo, os habitantes acabaram elaborando uma cerca que rodeava um arbusto. O motivo? Bom, queriam impedir a fuga de uma ave cuco (que segundo o Atlas Obscura era um símbolo do verão). Já em outro momento, ainda parte do plano, os moradores tentavam afogar uma enguia.

Gotham da vida real / Crédito: Divulgação / Youtube / Sneinton International

Assustado com os relatos e medo de ser contaminado pela loucura, — há 800 anos era comum essa crença — o soberano ordenou que seu exército se retirasse rapidamente de Gotham. Além disso, o soberano desistiu de cobrar os impostos do local que passou a ser conhecido como a “vila dos loucos”. 

Legado na cultura popular 

Dada a repercussão do caso, a inusitada situação passou a ser contada em contos orais e através de canções. Nos séculos seguintes, o episódio foi eternizado no folclore local, sendo amplamente representado nas obras Towneley Mysteries (Mistérios de Towneley, em tradução livre) e Merrie Tales of the Mad Men of Gotham (Contos dos Loucos de Gotham, em tradução livre).

Mais tarde, o nome da região tornou-se inspiração para a criação da famosa cidade apresentada nas HQ's do Batman. Conforme repercutido pela Revista Galileu, o então membro da Sociedade pela História de Gotham, Barry Dabel, afirmou que o autor norte-americano Washington Irving foi o responsável pela repercussão da história nos Estados Unidos.

O escritor teve acesso a história da “vila dos loucos” após se hospedar na Inglaterra. Ao retornar para o seu país de origem, acabou vinculando Nova York, ao insólito vilarejo inglês diante dos crimes 'fora de controle', que a tornariam a 'Gotham dos dias modernos'. Foi suficiente para originar a localidade do icônico personagem que conhecemos hoje.

Décadas mais tarde, o estadunidense Bill Finger viu a oportunidade de utilizar o nome Gotham como referência nas histórias em quadrinhos do Batman, que até então eram ambientadas em Nova York. Contudo, diferente do que se pode imaginar, a morfologia de Gotham não é oriunda da palavra “gótico”. A palavra está atrelada a “casa de bodes”.

Nas histórias do homem-morcego é possível encontrar, ainda, outras referências medievais, como por exemplo, o nome do vilão, que na língua inglesa é Joker, isto é, o bobo da corte — únicos indivíduos que tinham autorização para zombar e rir do líder soberano.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Batman Day 2020 Especial, de Tom King e Mike W. Barr (2020 ) - https://amzn.to/3eNmZMZ

Dc Deluxe Batman: O Tempo E O Batman, de Grant Morrison e Fabian Nicieza (2020) - https://amzn.to/3rQINuI

Batman por Tom King Volume 1, de Tom King e Scott Snyder (2021) - https://amzn.to/30NHcdk

Batman: Criatura Da Noite, de Kurt Busiek (2021) - https://amzn.to/2ORnXN8

Cavaleiro Das Trevas, de Frank Miller (2020) - https://amzn.to/38HFxtT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W