Matérias » Turquia

Virou vila fantasma: Os luxuosos 'castelos' abandonados na Turquia

O local que abrigaria residências luxuosas hoje em dia encontra-se completamente abandonado

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 14/08/2021, às 08h44

Os castelos abandonados na Turquia
Os castelos abandonados na Turquia - Divulgação / Youtube / Prestige Life Real Estate برستيج لايف للعقارات

Localizada no Médio Oriente, a Turquia é conhecida por abrigar grandes monumentos e construções históricas, como a enorme Mesquita Azul, datada do século 17, o Palácio de Topkapı, de aproximadamente 1460 e ilustres mosaicos cristãos. 

Rico em cultura e história, o território turco abriga, ainda, outras belas construções contemporâneas, entre elas mansões que mais parecem réplicas dos castelos dos filmes da Disney. No entanto, atualmente, as residências encontram-se abandonadas em uma "vila fantasma”. 

O inacabado condomínio de luxo

De acordo com a Superinteressante, em 2014, a empresa de construção Sarot Group começou a construir um resort de alto padrão, localizado a 250 quilômetros ao leste de Istambul. Chamado Burj Al Babas, este condomínio de luxo foi projetado para atender às necessidades e aos prazeres das pessoas mais ricas do Oriente Médio. 

O condomínio de luxo inacabado / Crédito: Divulgação / Youtube / Prestige Life Real Estate برستيج لايف للعقارات

 

Mais parecido com réplicas dos castelos dos filmes da Disney, o empreendimento iria contar com mansões, piscinas, um shopping e uma mesquita, todos inspirados nas casas de campo da antiga nobreza francesa, conhecidas como châteaux. 

Até 2018 cerca de 587 mansões já tinham começado a ser construídas e 350 delas tinham sido vendidas para a elite do Catar, Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Ao todo, na época, o empreendimento custaria por volta de US$ 200 milhões.

A atual ‘vila fantasma’

Segundo a Superinteressante, ao longo do projeto, a Sarot Group acumulou uma dívida avaliada em US$ 27 milhões. Na época, conforme declarou o presidente da empresa, Mehmet Emin Yerdelen, tal fato aconteceu porque a grande maioria dos compradores atrasaram os pagamentos, atrapalhando o orçamento das obras. 

Os castelos na Turquia vistos de perto / Crédito: Divulgação / Youtube / Prestige Life Real Estate برستيج لايف للعقارات

 

Segundo o jornal Hurriyet, a empresa recorreu na justiça a uma negociação com os credores. No entanto, o prazo estipulado pelo juiz não foi suficiente para a Sarot Group sair do vermelho, motivo que os obrigou a abandonar o projeto. 

Para piorar a situação, o condomínio de luxo chegou a ser nomeado por alguns moradores do distrito de Mudurnu como “vila grotesca”. Isso porque, a região possui seu próprio estilo arquitetônico, com referências otomanas. Já os châteaux, claramente, fazem uma alusão a antiga nobreza francesa.

Os moradores da região temiam, ainda, que o empreendimento tirasse a essência cultural do local, impactando diretamente no turismo e história do distrito. Além disso, na época, a Sarot Group foi acusada de derrubar árvores ilegalmente para a construção do resort. 

Atualmente, o local é conhecido como uma "vila fantasma" e o espaço que abrigaria mansões luxuosas, hoje em dia, deu lugar a construções "fantasmagóricas", que mais parecem um parque da Disney abandonado.


+Saiba mais sobre a Turquia por meio de obras disponíveis na Amazon: 

Turquia. Guia Visual, de Vários Autores (2014) - https://amzn.to/3xJKR9O

Encantos da Turquia, de Aline de Souza (2021) - https://amzn.to/3xIWgaa

A odisseia de Hakim Vol. 1 - Da Síria à Turquia, de Fabien Toulmé (2020) - https://amzn.to/2VNrHTi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W