Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A jovem que a família escondeu': 5 fatos sobre a trágica saga de Rosemary Kennedy

Pensando unicamente na reputação da família, os Kennedy esconderam a jovem, que foi alvo de episódios cruéis até o dia de sua morte

Caio Tortamano Publicado em 05/03/2021, às 09h00 - Atualizado às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosemary Kennedy - Wikimedia Commons
Rosemary Kennedy - Wikimedia Commons

1. Diagnóstico

Rosemary Kennedy, a mais velha de nove irmãos, não era, de fato, igual aos outros de sua família. Hoje em dia, é difícil determinar qual era o tipo de deficiência intelectual que Rosemary tinha, uma vez que muito pouco foi pesquisado a respeito da mulher que foi cruelmente escondida pelos familiares.

O que se sabe clinicamente é que a Kennedy tinha dislexia, o que prejudicava muito a escrita e a leitura por parte da mulher. Além disso, durante a adolescência a garota passou a apresentar alguns ataques de raiva, fazendo com que fugisse da escola.


2. Educação

Para a família Kennedy, ter alguém que não se mostrasse a altura era digno de muita vergonha. Quando ficaram sabendo pelos professores que Rosemary tinha dificuldades em acompanhar o aprendizado de outros alunos, contrataram tutores para além do horário das aulas e estimularam os irmãos e irmãs da jovem a incluí-la ela em todas as atividades que praticassem, mesmo que Rosie não conseguisse acompanhar.

A família Kennedy, com Rosemary sentada mais à direita / Crédito: Wikimedia Commons

À medida que as instituições de ensino não conseguiam contornar os atrasos da Kennedy, seus pais a mudavam de escola. Assim, a garota passou por diversos colégios internos para afastar a atenção da mídia, longe da família e, principalmente, de seus irmãos.


3. Cobaia

O desespero do patriarca da família, Joseph Kennedy, em ver que a filha não apresentava nenhum avanço intelectual nem físico — tinha péssima coordenação física — passou a tentar qualquer que fosse a alternativa para “curar” a sua menina. 

Um endocrinologista renomado disse para Joseph que poderia resolver as dificuldades da garota com aplicações de injeções hormonais. Recebendo as aplicações semanalmente, não teve nenhum efeito. Todavia, esse não foi o único procedimento completamente questionável pelo qual a Kennedy passou. A garota seria alvo de uma técnica ainda pior.


4. Lobotomia

O medo de Joseph era que a aparente rebeldia da filha causasse algo considerado trágico, como uma gravidez. Rosie era muito bonita, portanto seus pais tinham medo que algum homem a fizesse algo de negativo. Assim, sem o conhecimento da mãe, Rosemary foi levada até Walter Freeman, o maior defensor da lobotomia nos Estados Unidos. 

O procedimento era simples e completamente descabido. O médico realizaria uma pequena incisão no cérebro do paciente até os distúrbios mentais sumirem. Ao final da operação, Rosemary perdeu boa parte da capacidade mental, a fala e os movimentos. Além disso, não tinha mais controle de sua bexiga e das necessidades fisiológicas.


5. Isolamento

A imagem dos Kennedy — que elegeu um presidente dos Estados Unidos e outros dois senadores — não poderia ser atrelada à uma pessoa "completamente debilitada". Em um ato extremamente chocante nos olhos atuais, Rosie foi enviada para um hospital psiquiátrico, ficando lá por sete anos, contudo, a situação se agravou.

Após esse período foi enviada à uma instituição católica em Wisconsin, onde repousou durante 60 anos, falecendo aos 86 anos, em 2005. O pai da mulher nunca mais a viu. Já sua mãe só fez uma visita 20 anos depois, justificando a ausência pelo medo de ter que se deparar com um dos capítulos mais sombrios da história dos Kennedy.


+Saiba mais sobre os Kennedy por meio de grandes obra disponíveis na Amazon:

Os últimos dias de John F. Kennedy, por Martin Dugard (2013) - https://amzn.to/35dWDfo

Filme Jfk - Amazon Prime Video (1991) - https://amzn.to/2w5nJJp 

Perfis de coragem, de John F. Kennedy (2017) - https://amzn.to/2VSOTgA

Nêmesis: Onassis, Jackie O e o triângulo amoroso que derrubou os Kennedy eBook Kindle, de Peter Evans (2015) - https://amzn.to/2YtIJoL

Era uma vez um segredo: Meu caso com o presidente John F. Kennedy eBook Kindle, de Mimi Alford (2013) - https://amzn.to/2xvKWVO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W