Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Wandinha

‘Wandinha’:6 vezes que a série fez referência à cultura pop de terror

Com Jenna Ortega, ‘Wandinha’ é o mais novo sucesso da Netflix

Redação Publicado em 06/12/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jenna Ortega como Wandinha - Divulgação / Netflix
Jenna Ortega como Wandinha - Divulgação / Netflix

A nova série de Tim Burton, ‘Wandinha’, é sucesso mais recente da plataforma de streaming Netflix e homenageia a família mais curiosa da cultura pop, 'A Família Addams'. A produção conta a história da única filha de Gomez e Mortícia:Wandinha Addams.

A série retrata a jovem como uma estudante na Escola Nunca Mais, criada especialmente para adolescentes com poderes sobrenaturais. Além da atuação aclamada de Jenna Ortega, é possível identificar diversas referências ao mundo oculto, incluindo ícones de terror da cultura pop, assim como serial killers conhecidos mundialmente.

Confira 6 vezes em que Wandinha trouxe referências de icônicos nomes da cultura pop sombria:

Mary Shelley

Na produção, a protagonista está escrevendo sua própria obra de ficção, que se baseia em traços da sua vida pessoal e nas tramas que se desenrolam ao seu redor. Quando Mary Shelley, autora de ‘Frankenstein’, é apresentada pela professora Marilyn Thornhill à Wandinha, ela logo se interessa e admira a escritora.

Shelley foi eternizada na cultura pop do gênero terror ao ter escrito tal obra com apenas 19 anos de idade. A personagem também cita a escritora como sua maior rival, já que pretende se tornar famosa com seu famoso de terror com uma idade inferior da autora consagrada quando lançou a obra do grande monstro.

Jenna Ortega como Wandinha Addams na série - Divulgação / Netflix

Agatha Christie

Na cidade de Jericho, cenário da produção, ataques misteriosos estão acontecendo e a adolescente apresenta uma investigação quem é o responsável por eles. Wandinha chega a mencionar a literatura de Christie enquanto destrincha o mistério em seu livro.

Agatha é conhecida como a "Rainha do Crime" e foi responsável por alguns dos romances policiais mais famosos da história, segundo informações do Hollywood Forever.

Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe é conhecido como um dos grandes mestres do terror na literatura e é referenciado na série como um personagem que já teria feito parte da Escola Nunca Mais, se tornando um dos ex-alunos mais notórios do mundo. A protagonista ainda cita diversas frases do escritor.

Nos episódios iniciais, a competição de barcos conta com equipes nomeadas em homenagem às obras mais famosas de Poe, além de que corvos estão sempre presentes na narrativa, fazendo uma clara referência à obra mais famosa do autor, ‘O Corvo’.

Dr. Jekyll e Mr. Hyde

Dr. Jekyll e Mr. Hyde são protagonistas do livro ‘O Médico e o Monstro’, de Robert Louis Stevenson, famoso na cultura pop e na literatura de terror e foi muito importante na história da série. O grande monstro responsável pelos ataques na cidade é nomeado de Hyde, explorando a natureza dual da personalidade humana que Mr. Hyde apresenta, tal como o monstro da produção.

‘Carrie, A Estranha’

O clássico filme de Stephen King é uma das referências mais explícitas de ‘Wandinha’, principalmente quando, no 4º episódio, a noite de baile da escola termina com garotos normais da cidade de Jericho fazendo “chover sangue” em cima dos alunos da Escola Nunca Mais.

O momento é relacionado diretamente com o filme ‘Carrie, a Estranha’, cuja protagonista leva um balde de sangue de corpo na cabeça ao ser nomeada rainha do baile do colégio. Wandinha, no entanto, reclama que os meninos não foram corajosos suficientes para fazer chover sangue de verdade do teto.

Ted Bundy

O assassino em série da vida real também foi mencionado em ‘Wandinha’. No episódio em que a pequena moça sombria monta um murder board no quarto para investigar as mortes em Jericho, ela expôs fotos de pedaços dos corpos das vítimas de Bundy.

Enid, sua colega de quarto, ainda diz que quando sugeriru que a adolescente decorasse seu lado do quarto, não imaginava que a colega iria se inspirar no “Pinterest do Ted Bundy”.