Matérias » Animais

West Mathewson: o conservacionista que foi atacado e morto por suas duas leoas

Em 26 de agosto de 2020, Mathewson caminhava ao lado dos animais por sua propriedade em Limpopo, quando caiu em desgraça

Giovanna Gomes Publicado em 28/01/2021, às 08h00

West Mathewson era um conhecido conservacionista
West Mathewson era um conhecido conservacionista - Divulgação

Um conhecido conservacionista sul-africano chamado West Mathewson tinha costume de passear com suas leoas brancas de três a quatro horas por dia por sua propriedade, o safári-hotel Lion Tree Top Lodge. 

Os felinos foram resgatados por Mathewson de um local em que eram cruelmente criados para serem caçados por humanos. Contudo, o ambientalista acabou sendo morto pelos mesmos animais que salvou no ano passado.

Novo 'lar'

Localizado na província de Limpopo, o safári-hotel de Mathewson atraía muitas pessoas que, assim como ele, também se aventuravam a caminhar ao lado das leoas. Segundo o homem e sua família, os animais seriam mansos e nunca atacariam um ser humano.

Contudo, no dia 26 de agosto de 2020, uma tragédia ocorreu. Era quarta-feira e, como todos os dias, West saiu para passear com Demi e Tanner, suas duas leoas de 180 kg cada. Foi então que algo inimaginável ocorreu: um dos felinos atacou o dono.

Mathewson tinha costume de caminhar ao lado dos animais / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Segundo o jornal The Telegraph, em reportagem do ano passado, a esposa de Mathewson o seguia em um carro. Gil, de 65 anos, tentou distrair os animais para salvar o marido, contudo, ele já estava muito ferido.

Conforme declarou o porta-voz da polícia, brigadeiro Motlafela Mojapelo, “a polícia e os serviços de emergência foram acionados e, na chegada, o homem foi encontrado com ferimentos múltiplos. Ele foi declarado morto no local”.

Em seguida, as leoas foram tranquilizadas e levadas para um centro de espécies ameaçadas de extinção. “Elas estão em um lugar seguro agora e serão cuidadas e amadas, e, então, soltas na selva”, disse a nora do conservacionista morto, Tehri Fergusson, à mesma fonte.

O conservacionista criava as duas leoas desde que eram filhotes / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Ela ainda declarou que não se sabia ao certo o motivo pelo qual os felinos o haviam atacado, mas afirmou que elas certamente não tentaram comê-lo.

Os familiares de Mathewson acreditam que as leoas teriam apenas iniciado uma brincadeira violenta que acabou por levar o homem à morte.

De acordo com a advogada da família, Marina Botha, em declaração dada à AFP, os parentes "encontram conforto e paz com o fato de que ele morreu enquanto vivia seu sonho, estando na natureza e com seus leões que estavam tão perto de seu coração." 

Outra vítima

Alguns anos antes, os animais já haviam matado outra pessoa. Em 2017, os felinos fugiram do recinto, escalaram uma árvore e pularam uma cerca para entrar numa propriedade vizinha. Foi então que elas atacaram Qebekhulu Justice e seu colega de trabalho, enquanto recolhiam madeira. Justice acabou sendo morto pelas leoas.

Os animais foram resgatados por Mathewson / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Após o ocorrido, o dono dos animais defendeu suas leoas dizendo que elas não eram agressivas e que elas estavam atacando de maneira proposital, já que, conforme suas próprias palavras, o homem estaria "morto em cinco segundos".

"Acho que eles só queriam brincar com o cara", disse Mathew em entrevista ao jornal News24 na época. O que ele não imaginava era que, infelizmente, algum tempo depois teria o mesmo destino.


+Saiba mais sobre animais por meio de obras disponíveis na Amazon:

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W