Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

William Dorsey Swann, o ex-escravo que se tornou a primeira drag queen autointitulada

Swann era criança quando conseguiu a liberdade, no entanto, estava diante de uma segunda repressão: a perseguição pela própria sexualidade

Redação Publicado em 04/06/2020, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
William Swann (esq.) usando vestido de seda e cetim - Divulgação
William Swann (esq.) usando vestido de seda e cetim - Divulgação

Nascido em 1858, William Dorsey Swann era escravo em uma plantação na cidade de Hancock, em Maryland, nos Estados Unidos. Assinada em 1862, quando Swann tinha então 4 anos, a Proclamação de Emancipação dos soldados da União, vitoriosos da Guerra Civil Americana, concedeu liberdade ao garoto e sua família.

William, que era abertamente gay, tinha um relacionamento bem próximo com outros dois ex-escravos libertos, Pierce Lafayette e Felix Hall. A relação com esses homens também é histórica: foi a primeira vez que se teve registro de uma relação homossexual entre homens escravos no país.

Pouco se sabe sobre a sua juventude. Os primeiros relatos históricos sobre Dorsey datam da década de 1880, quando o homem, já em seus 20 e tantos anos, começou a organizar bailes para homens na cidade de Washington, capital americana.

Foi com eles, inclusive, que foi determinado pela primeira vez o termo drag queen, uma vez que Swann se apelidava de a rainha do drag. Drag seria a sigla em inglês para dressed resembling as a girl ("vestido semelhantemente a uma menina") tendo sido usado para designar os atores que faziam papéis de mulheres em peças.

Duas fotografias mostrando William Dorsey Swann / Crédito: Divulgação

A maioria dos frequentadores desses bailes eram homens negros, de famílias escravas, que conseguiram a liberdade há pouco tempo. Nessas festas, os homens dançavam e se divertiam com vestidos de cetim e seda.

O ambiente, especialmente com o agravante de se tratar de pessoas negras recém-libertas, tornava os encontros completamente clandestinos, e, portanto, secretos. Assim, os convites eram distribuídos em locais privados e íntimos, como a Associação Cristã de Moços (com a sigla em inglês YMCA), que continha membros de diferentes classes sociais em suas dependências.

Repressão

Como é de imaginar, um homem negro vestido de mulher na sociedade americana do final do século 19 era chocante, e feria a moral e os costumes valorizados por grande parte da população. Com isso, muitos desses bailes eram interrompidos com batidas policiais violentas, fazendo com que Swann fosse preso inúmeras vezes.

Em uma dessas vezes, inclusive, entrou para a história como a primeira vez que alguém foi preso por “interpretação feminina” nos Estados Unidos, em 12 de abril de 1888. Já em 1896, Dorsey foi erroneamente condenado a cumprir uma sentença de 10 meses de prisão, por, supostamente, manter uma "casa desordenada". Esse termo era o eufemismo utilizado pelas autoridades americanas para apontar a existência de um bordel.

Sentença

Depois de ter sido sentenciado, Swann entrou para a história por sua coragem em pedir uma retratação para ninguém menos que o presidente dos Estados Unidos da América da época, Grover Cleveland.

Embora o pedido de perdão tenha sido negado pelo presidente de imediato, a situação ficou marcada como o primeiro caso de busca em direitos legais por pessoas de algum grupo LGBT na história dos Estados Unidos.

Por mais que tenha organizado diversos bailes onde homens se vestiam artisticamente como mulheres por diversos anos, Swann acabou se aposentando da vida pública e abriu mão de organizar esse tipo de encontro. Seu irmão, entretanto, continuou confeccionando vestidos para a comunidade.


+Saiba mais sobre Drags através das obras abaixo disponíveis na Amazon:

The Rocky Twins: Norway's Outrageous Jazz Age Beauties, Gary Chapman (2018) - https://amzn.to/2Qv9TYw

The Changing Room: Sex, Drag and Theatre, Laurence Senelick (2000) - https://amzn.to/35cZLHR

Wildflower: The Dramatic Life of Barbette, Kyle Taylor (2014) - https://amzn.to/2CWSGiF

A questão do gênero, Pedro Henrique Almeida Bezerra (2019) (eBook) - https://amzn.to/2KzAQq1

Drag: The Complete Story, Simon Doonan (2019) - https://amzn.to/33YLWg9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W