Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Xuxa

Xuxa e a lenda da boneca possuída que assombrou Sorocaba

Xuxa fez um enorme sucesso na década de 80, assim como a lenda urbana sobre sua boneca

Fabio Previdelli Publicado em 30/10/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boneca da Xuxa usada em comercial da Netflix - Divulgação/ Netflix
Boneca da Xuxa usada em comercial da Netflix - Divulgação/ Netflix

Xuxa Meneghel foi um verdadeiro fenômeno da televisão brasileira na década de 1980. Em 1985, a Rainha dos Baixinhos conheceu a história de uma fã mirim que só dormia abraçada com uma boneca de pano, feita pela mãe, era inspirada em sua imagem. 

Naquela época, Xuxa Meneghel já fazia sucesso apresentando o Clube da Criança, na extinta TV Manchete. Com a história, Xuxa firmou uma parceria com a Brinquedos Mimo para a criação de uma boneca inspirada na apresentadora. 

Após ser adiada diversas vezes, a boneca da Xuxa foi lançada em 4 de maio de 1987. Segundo explica o portal Segredos do Mundo, do R7, todo o processo de criação do brinquedo foi acompanhado de perto por Maurício de Sousa

Além do criador da Turma da Mônica, a estilista Márcia Cunha ajudou na confecção das roupas da boneca. O primeiro modelo lançado tinha 85 centímetros de altura e era conhecido por seu cheiro de erva-doce. 

Para se ter uma ideia, o sucesso da boneca da Xuxa foi tão grande que cerca de 800 mil unidades foram vendidas. Além disso, em 1991, o produto começou a ser comercializado em diversos países da América Latina. 

A lenda urbana

Como se pode ver, o brinquedo foi uma verdadeira febre entre as crianças, o que, certamente, deve ter causado uma enorme dor de cabeça entre os pais delas — que tiveram que ouvir inúmeros pedidos para que eles comprassem a boneca.

E é justamente em uma dessas histórias que nasceu a lenda urbana que chocou os moradores da cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. 

Segundo reza a lenda, no final dos anos 80, uma criança de dois anos começou a pedir incansavelmente para que sua mãe lhe desse uma boneca da Xuxa. Desempregada e sem grana, a mulher teria dito, com irritação, que só conseguiria caso “o diabo mandasse o dinheiro”.

No dia seguinte, segundo a lenda, foi exatamente isso que aconteceu. A mulher teria recebido justamente a quantia exata para comprar o brinquedo da filha. Porém, a tentativa de agradar a garota acabou se tornando uma enorme tragédia. 

Nessa parte da história, temos dois desfechos diferentes, mas com narrativas semelhantes. A primeira, e 'menos' assustadora, relata que a boneca foi possuída pelo demônio enquanto a menina dormia. 

Jornal da época que relatou o caso/ Crédito: Divulgação

A lenda diz que o brinquedo teria adquirido garras enormes e os seus seios também teriam aumentado. A criatura teria arranhado a menina por inteiro. No dia seguinte, a mulher constatou que as unhas da boneca estavam sujas de sangue e a criança estava em estado de choque com o ocorrido.

A segunda história, essa ainda mais macabra, diz quase a mesma coisa: a boneca incorporou o demônio e atacou a criança enquanto ela dormia. Porém, além dos arranhões, o brinquedo também levou a alma da jovem, que foi encontrada morta. 

Por fim, a mãe da criança teria levado a boneca da Xuxa para a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, onde o monsenhor Mauro Vallini, então pároco da matriz, teria exorcizado o brinquedo.

A boneca teria, então, sido mantida acorrentada no museu sacro da Catedral. Quando a notícia sobre o caso tomou conta dos jornais, em 9 de novembro, uma multidão se reuniu em frente ao centro religioso para tentar ver a tal boneca. Porém, Vallini fechou as portas do local e dito que tudo não passava de um “boato”. 

A lenda permanece viva

Em 2016, 27 anos depois da história ter assombrado moradores de Sorocaba, a Netflix resolveu usar a lenda popular para divulgar sua série que fazia enorme sucesso no momento, Stranger Things.

Em uma das chamadas da produção, intitulada "O maior mistério dos anos 80", a plataforma de streaming usa a boneca da Xuxa para sussurrar o nome do monstro Demogorgon. Relembre!


+Saiba mais sobre lendas urbanas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Lendas urbanas, de Jorge Tadeu (2010) - https://amzn.to/31fCmsH

Lendas Urbanas. A Loura do Banheiro e Outras Histórias, de Anna Claúdia Ramos (2009) - https://amzn.to/3bnt5AD

Lendas Urbanas: Os medos são reais, de Meg mendes (eBook) - https://amzn.to/3BrllrK

As lendas urbanas da morte, de Ernani Ssó (2015) - https://amzn.to/3w0GlVd

O ladrão de orgãos e outras lendas urbanas, de Flávia Muniz (2013) -https://amzn.to/2ZBmNey

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W