Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Zé dos Montes: O aposentado que construiu um castelo

Projeto começou após Zé ter tido uma visão com uma senhora de azul, quando ele ainda tinha apenas 8 anos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 21/08/2021, às 10h00 - Atualizado em 12/07/2022, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O castelo de Zé dos Montes - Flaviohmg via Wikimedia Commons
O castelo de Zé dos Montes - Flaviohmg via Wikimedia Commons

José Antônio Barreto apanhava lenha em um monte quando uma visão espiritual se revelou a ele, até então um menino de apenas oito anos de idade. O encontro surreal com uma senhora de azul fez nascer ali o projeto que ele carregou pelo resto da vida: a construção de um castelo

A dedicação para tirar a monumental obra do papel só aconteceu anos mais tarde, mais precisamente em 1984, pouco depois de Barreto ter se aposentado da carreira militar.  

Para isso, ele teve que fazer uma longa peregrinação, afinal, apesar de saber exatamente como seria cada detalhe da edificação — visto que José teve, ao longo dos anos, 13 visões com a mulher de azul, como explica matéria do G1 —, faltava encontrar o local ideal.  

Zé dos Montes/ Crédito: Arquivo Pessoal

Após visitar os bairros de Igapó e Quintas, Zé dos Montes, como passou a ser conhecido, constatou que a Serra de Tapuia era o terreno perfeito para receber o castelo.  

A construção 

“Foi tudo da cabeça dele”, explicaram os familiares de ao G1. Sem nenhum rabisco no papel, a construção que desafiava arquitetos e engenheiros começou a ser feita. O castelo, que possui mais de 100 compartimentos, já está em obras a mais de 37 anos — e ainda não há uma data para acabar.  

Porém, sua finalização ficará sob responsabilidade de Joseildo Gomes, filho de , já que seu pai morreu, aos 88 anos, em julho de 2020. O militar aposentado pôde descansar após enfrentar dois AVCs, falência respiratória e problemas cardíacos.  

Joseildo Gomes ao lado de seu pai, o Zé dos Montes/ Crédito: Divulgação/Arquivo Pessoal

"O castelo tem algumas coisas para reparar e outras para construir. Ele é tão grande que nem eu sei direito quantos compartimentos tem, mas vou fazer de tudo para continuar a missão do meu pai. Vou dar meu sangue para que a história dele não seja apagada e para que todos conheçam a pessoa que ele foi e o legado dele", promete Gomes.  

A visão de Zé dos Montes acabou virando um ponto turístico de Sítio Novo, colocando a região no radar dos visitantes que vão ao Rio Grande do Norte. "A ideia do meu pai era fazer o castelo por causa da visão e não que ele virasse um ponto turístico, mas isso inevitavelmente aconteceu”.  

Interior do castelo/ Crédito: Divulgação/YouTube/Viagem em Pauta

O castelo chamava atenção do povo e ele começou a cobrar ingresso, justamente pra ver se as pessoas paravam de vir. No entanto, aconteceu o contrário", brinca Joseildo

Adotado quando tinha 4 anos, o garoto passou toda sua vida observando a luta de seu pai para realizar seu sonho, algo que é capaz de contagiar qualquer um. "Ele construiu uma história linda. Me criou, não deixou faltar nada. Quando tentavam me menosprezar por ser filho adotivo, ele repreendia. Sempre me senti muito acolhido e abraçado por ele. Era um afeto sem tamanho", lembra o herdeiro do castelo. 

A construção fica a cerca de 100 quilômetros de Natal, na serra entre os municípios de Sítio Novo e Tangará.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro, de A. S. Franchini (2011) - https://amzn.to/3aomxlp

Aspectos do Folclore Brasileiro, de Mário de Andrade (2019) - https://amzn.to/3rUwRre

Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo (2012) - https://amzn.to/3aqAaRm

Lendas Contos e Tradições do Folclore Brasileiro, de Marco A. Stanojev (2013) - https://amzn.to/3jVzWob

Contos Folclóricos Brasileiros, de Marco Haurélio (2010) - https://amzn.to/3baY3vf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W